Blog

Aplicativos para Oftalmologistas


A data 07 de maio celebra o Dia do Oftalmologista e também o Dia Nacional da Saúde Ocular. Parabenizamos os profissionais especialistas que cuidam diariamente da saúde ocular da população, reconhecendo a importância de seu trabalho.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta uma triste realidade, com quase 1,2 milhão de cegos, dos quais 60%, ou 700 mil pessoas, poderiam ter sua condição evitada ou revertida caso tivessem consultado um oftalmologista. Daí a importância de se realizar exames preventivos, pois mesmo que nem todas as doenças oculares levem à cegueira, podem trazer sérias consequências e dificultar a vida, o trabalho e provocar outras enfermidades.


Nos posts Dia Mundial da VisãoDia Nacional do Deficiente Visual, você poderá rever aplicativos destinados às pessoas com deficiência visual.


Aplicativos para auxiliar oftalmologistas e pacientes.



1- Vision Test 


Ferramenta desenvolvida pela 3 Sides Cube que permite ao usuário realizar seu próprio teste de visão, encontrando exames de astigmatismo, acuidade visual e daltonismo na palma da mão. Disponibiliza quatro tipos de avaliações para os olhos, incluindo testes, perguntas sobre o estilo de vida e dicas para mantê-los saudáveis. Assim, o teste de visão utilizado por oftalmologistas pode ser realizado dentro de casa. De uma forma prática, objetiva e confiável.


É importante destacar, contudo, que o app não substitui o especialista. Os testes de visão são realizados por meio de múltipla escolha e o resultado é dado em porcentagem. Caso seja negativo para alguma habilidade da visão, o próprio software recomenda consulta ao oftalmologista responsável, além de apresentar uma lista dos especialistas mais próximos, via GPS (funcionalidade disponível apenas nos EUA).


Em inglês, gratuito, disponível para iPad e Tablet.


2- Eye2phone 


Este software permite que oftalmologistas, clínicos e pacientes possam fazer testes de visão utilizando a tecnologia. O dispositivo tem tabelas para testes de longe e de perto, testes de cores para identificar daltonismo e teste de Amsler para encontrar alterações na retina, além de lanterna e objeto de fixação, régua para medir o tamanho das pupilas e ainda um diagrama que possibilita o estudo da anatomia ocular.


O app é bastante útil para o controle de doenças que exigem supervisão semanal, como degeneração macular, além de indicar quando procurar um oftalmo.


Em português, pago (R$0,99), disponível para iOS.


3- Eye Care Plus


O aplicativo é bastante útil e traz inúmeros exames e exercícios de treinamento que permitem monitorar e melhorar a visão do usuário. Para tanto, basta fornecer alguns dados pessoais e informações acerca de doenças.


A partir daí o aplicativo fornecerá sugestões diárias de treino, auxiliando na identificação, prevenção e resolução dos problemas oculares. Além disso, seus lembretes são importantes no sentido de recomendar a consulta ao especialista anualmente, sensibilizando a pessoa para cultivar o hábito de cuidar da sua visão.


Em português, gratuito, disponível para  Android.




Compartilhe