Blog

Dia Nacional do Obstetra

Aplicativos para Médicos Obstetras e suas pacientes


Comemora-se hoje, 12 de abril, o Dia Nacional do Obstetra, profissional responsável pela saúde das gestantes e dos recém-nascidos. Cabe a ele fazer com que o processo de nascimento de uma criança seja o mais normal possível, atendendo a todas as necessidades físicas e emocionais das pacientes.


Até 1832, apenas as mulheres detentoras de uma "Carta de Examinação" tinham autorização para exercer a profissão e o aprendizado, geralmente, acontecia de maneira hereditária, com os conhecimentos acerca dos procedimentos para realizar um parto sendo repassados de mães para filhas. Hoje, estes profissionais precisam de graduação completa para exercer a função.


Confira a seguir alguns aplicativos destinados aos cuidados da mulher, sobre o processo de gestação e também que podem auxiliar os médicos no acompanhamento da gravidez de suas pacientes, além de acompanhar estagiários na Ginecologia e Obstetrícia.


Aplicativos para Médicos Obstetras


Aplicativos para Médicos Obstetras


1 - Gesta Tools


Este aplicativo disponibiliza as principais ferramentas que os obstetras usam para auxiliar nos cálculos relativos à gestante e ao parto.


Otimiza o tempo no trabalho cotidiano de atendimento e nos cálculos que antes seriam feitos separadamente, o que é de grande ajuda em momentos de grande fluxo de consultas.


Suas principais funcionalidades disponíveis são: Calculadora de Idade Gestacional (IG) e Data Provável do Parto (DPP) a partir da Data da Última Menstruação; Calculadora de Idade Gestacional (IG) e Data Provável do Parto (DPP) a partir do exame de Ultra Som (USG); e o Índice de Bishop, muito útil durante Assistência ao Trabalho de Parto (TP); além do Índice de Massa Corporal.


Todo o conteúdo teve ampla revisão científica, trazendo dados fidedignos, atualizados e práticos da literatura médica. Uma prova de segurança nas informações é a disponibilização dos créditos dos dados.


Gratuito e em português, disponível para iOS e Android.


2 - Astraia


Software desenvolvido pela empresa alemã Astraia Software, especialmente para obstetras e ginecologistas, recebendo apoio da Fetal Medicine Foundation (Londres) e de uma equipe de especialistas reconhecidos internacionalmente em Ginecologia e Diagnóstico Pré-natal.


Com suporte completo para DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina), o programa pode ser adaptado às necessidades individuais dos clientes, bem como aos requisitos legais de cada país. Além disso, pode ser integrado com sistemas de informação hospitalar através de HL7 e soluções proprietárias. No Brasil, o aplicativo é representado pela Manager Systems. Traduzido para mais de 25 línguas, está no mercado há mais de uma década.


Saiba mais sobre o Astraia.


Aplicativos para pacientes


Aplicativos para gestantes e futuras mamães


1 - Ladytimer


Este app é um calendário menstrual, e destina-se não apenas ao controle do ciclo menstrual, a fim de evitar a gravidez, mas também traz a as mulheres que desejam engravidar.


Seu conteúdo é completo e disponibiliza informações sobre o período fértil, a provável data da menstruação e ainda mostra quais os dias mais aconselhados para engravidar caso a usuário queira um menino ou uma menina. Além disso, traz notificações para a realização de importantes exames ligados à saúde da mulher, como o da mama.


Gratuito e em português, disponível para iOS e Android.


2 - Sprout - Nascer


App sobre gravidez para mamães e futuras mamães que foi recomendado por muitas usuárias e foi nomeado o melhor pela Babble.com, além de merecer destaque pela Apple.


Foi escrito por médicos em parceria com as futuras mamães. Conforme depoimento da Dra. Karen Abrão, Médica Ginecologista e Obstetra, Doutora em Obstetrícia e Ginecologia pela USP, "'Nascer' permite que as pacientes acompanhem de maneira detalhada a evolução da gravidez, obtendo informações confiáveis de maneira fácil e objetiva".


Baseado nos Guidelines da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), traz belas imagens coloridas e modelos em 3D, com um diário interativo de gravidez que permite registrar e guardar todos os momentos especiais durante esse período.


Gratuito e em português, disponível para iOS.


Aplicativos para estudantes de Obstetrícia


Aplicativos para estudantes de Obstetrícia


1 - Internato G.O. - Ginecologia e Obstetrícia


Destinado aos universitários, este aplicativo reúne informação de boa qualidade com simplicidade, possibilitando consultas acerca dos temas mais enfocados no estágio, sendo divididos em sessões práticas, conforme a abordagem curricular do curso de Medicina tradicional.


Sua interface é simples e funcional, facilitando as tarefas diárias com resumos abrangendo, por exemplo, sangramentos na gestação, mioma uterino, assistência pré natal, trabalho de parto, síndromes hipertensivas e mecanismo de parto, além de diversos estadiamentos de inúmeras neoplasias ginecológicas.


Pago e em português, disponível para Android.




Compartilhe