Blog

Dia Mundial do Rim

 


Dia Mundial do Rim - Aplicativos para Nefrologistas e pacientes renais


O Dia Mundial do Rim, promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e comemorado hoje, é uma data especial para os médicos especializados clinicamente no estudo, diagnóstico e trato das doenças relacionadas aos rins e ainda pelo trato urinário. A Urologia também é responsável por diagnosticar e tratar tais patologias, mas uma das diferenças entre as duas especialidades é que a Nefrologia é responsável pelo tratamento clínico, enquanto que a Urologia pelo tratamento cirúrgico.


Dessa forma, o médico que quiser ingressar no programa de residência médica em Nefrologia terá que cumprir como pré-requisito os dois anos de Clínica Médica. Para a Urologia, serão dois anos em Cirurgia Geral.


A data é um alerta para os fatores de risco da Doença Renal Crônica, enfermidade prolongada nos rins que leva à perda progressiva e irreversível das funções do órgão. A campanha de 2017, "Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, alerta para os riscos da obesidade, uma das maiores vilãs na causa da doença renal crônica. Confira a seguir alguns aplicativos desenvolvidos para auxiliar o trabalho dos nefrologistas.


Aplicativos para Nefrologistas e seus pacientes


1 - Prescrições Médicas em Nefrologia


Este aplicativo tem como objetivo fornecer prescrições de medicamentos e tratamentos mais usados para cada tipo de enfermidade de uma maneira didática e destinada ao uso cotidiano do nefrologista.


Aborda Cistite, Hipercalcemia, Hipercalemia, Hiperfosfatemia, Hipermagnesemia, Hipernatremia, Hipocalcemia, Hipocalemia, Hipofosfatemia, Hipomagnesemia, Hiponatremia, Infecção do Trato Urinário, Nefrolitíase, Pielonefrite, Prostatite, Rabdomiólise e Síndrome Nefrótica.


Além disso, relaciona as 200 drogas que são mais usadas em Emergência e CTI, com seu conteúdo 100% offline. O Prescrições Médicas em Nefrologia é atualizado conforme a demanda dos seus usuários.


Está disponível para dispositivos iOS e Android.


2 - Notícias de Nefrologia


Desenvolvido pelo Dr. Anass Qasem, o aplicativo disponibiliza um conjunto de orientações sobre diferentes temas na especialidade. Os usuários podem favoritar diversos tópicos à sua escolha, pesquisando diretamente no PubMed, YouTube e Google Acadêmico, além dos diários de Nefrologia e de trazer as mais recentes pesquisas em Nefrologia, atualizadas logo após sua publicação.


Está disponível em inglês, para  Android.


3 - Nefrologia On-Demand


O programa é bem organizado e apresenta como atrativo uma secção de Medicina baseada na evidência de ajuda para as tomadas de decisões clínicas, com formulários interativos na aptidão para DPAC/CCPD, o prognóstico da nefropatia por IgA, o risco de fracasso primário da fístula artério-venosa e o risco de mortalidade com hemodiálise.


Além disso, referencia links para seu site, com uma extensa variedade de materiais educacionais, para vídeos e textos completos de todas as orientações emanadas de diversas associações nacionais da especialidade. Também disponibiliza um fórum de discussão com diversos temas específicos e um calendário de conferências. Várias funções necessitam de acesso à Internet e as calculadoras estão disponíveis sem conexão.


Está disponível em inglês para dispositivos iOS e Android.


4 - Guia de Bolso NKF


Inteligente e fácil de usar, este app é chancelado pela Fundação Nacional do Rim dos Estados Unidos destina-se às avaliações nutricionais e às prescrições de receitas de nutrientes para pacientes que padecem com a enfermidade renal. Requer algumas informações básicas do pacientes e informações sobre comorbidades, trazendo ainda um formulário digitalizado para a avaliação subjetiva global.


Está disponível em inglês, gratuitamente para dispositivos iOS e Android.


5 - NKF Transplante


Outro software desenvolvido pela NKF, destinado agora aos pacientes e concebido no formato de FAQ (Perguntas Mais Frequentes). Tem como objetivo dar-lhes apoio após a realização de um transplante de rim. Com uma interface elegante e amigável, traz respostas curtas e de fácil compreensão.


O app abrange as preocupações dos enfermos acerca de inúmeros, acrescentando informações sobre assistência em programas para o paciente e as possíveis complicações no início e final do período pós-operatório.


Está disponível em inglês, gratuitamente para dispositivos iOS e Android.


6 - H2Overload


Mais uma aplicação da NKF, tendo como alvo os enfermos acometidos por problemas renais. Ajuda os pacientes a manter o controle de ingestão de líquidos, pressão arterial e peso para assegurar uma ótima homeostase. Além disso, disponibiliza uma agenda de compromissos e uma lista de medicamentos, além de trazer conselhos sobre a manutenção do equilíbrio de fluidos. Também reserva um espaço para perguntas e mantém um perfil do paciente.


Está disponível em inglês, gratuitamente para dispositivos iOS e Android.


 




Compartilhe