Blog

Dia Internacional da Síndrome de Down


Comemora-se hoje (21/03) o Dia Internacional da Síndrome de Down e há uma razão para a escolha desta data, pois é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).


A ideia foi concebida na Down Syndrome Internacional pelo geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial em 2006.


O objetivo é dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito e combatendo a desinformação e os mitos que rotulam uma diferença, em um mundo marcado pela pressa, pela insensibilidade, tolerância e paciência para com aqueles marcados como “diferentes”.


É muito importante que todos tenham consciência de que cada pessoa com a Síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si.


A enfermidade foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down e de lá para cá foram registrados muitos avanços nos âmbitos científicos e sociais, especialmente nas últimas três décadas. Todavia, ainda estamos distantes de uma condição ideal.


A tecnologia tem participação ativa nesse processo, disponibilizando uma infinidade de aplicativos que auxiliam o tratamento e melhoram as condições de vida.


Aplicativos para pessoas com Síndrome de Down




  1. O Verdureiro: é um jogo conhecido como puzzle, um quebra-cabeças de legumes e frutas com fundo interativo com vários desenhos para colorir. Ao mesmo tempo que se diverte, a criança recebe estímulos que melhoram a atenção e a concentração, aprendendo os nomes dos vegetais e desenvolvendo uma melhor percepção visual e noções de categorização. Disponível para iOS.

  2. Color Trick DLX: destina-se às crianças já em fase de alfabetização. Ao apresentar uma imagem e as letras que formam o seu nome, embaralhadas, propõe que a criança arraste e coloque cada letra em seu devido local. Educativo e divertido, ensina as crianças a soletração e a construção de palavras básicas em Português e Inglês. Disponível para iOS.

  3. Sound Touch Lite: Com sua navegação facilitada, o aplicativo é referenciado como ideal para estimular a percepção visual e auditiva referente a animais e instrumentos musicais, além de proporcionar o aumento do vocabulário e de melhorar a discriminação auditiva dos sons onomatopaicos. Disponível para Android.

  4. Panda Painting: um jogo de colorir que oferece estímulos visuais, de linguagem, de nomeação e de cores, além de proporcionar melhoras na coordenação motora. São 11 lápis com cores diferentes, com som do nome da cor, permitindo que a criança aprenda as cores de forma divertida. Disponível para Android.

  5. Baby Panda Show: Aqui a criança é estimulada para aprender o conceito de vestuário, brincando com um ursinho panda. Ela deve escolher as roupas para vesti-lo de forma correta, associando cada peça de vestuário à respectiva estação do ano. Disponível para Android.

  6. Play Down: os 10 games apresentam desafios de diferentes níveis, que auxiliam na memorização, raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio. Foi escolhido como “Melhor Projeto de Inclusão” da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) 2015. Disponível para Android.




Compartilhe