Blog

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional


Comemora-se hoje, quinta-feira (19), o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, responsável por cuidar da prevenção e do tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.


A especialidade contribui para o tratamento de traumatismos cranianos, acidentes vasculares cerebrais, artrite reumatoide, esclerose múltipla, Parkinson e Alzheimer, dentre outros. Os profissionais atuam em hospitais psiquiátricos, instituições de apoio a dependentes químicos e centros prisionais. Na Pediatria, desenvolve tratamentos para crianças com hiperatividade, atrasos de desenvolvimento, deficiência motora e mental, dificuldades de aprendizagem e disfunções sensoriais.


Ao elaborar uma programação com atividades físicas ou artísticas, o terapeuta ocupacional cuida de pessoas que apresentam disfunções relacionadas à alimentação, trabalho, higiene e forma de se vestir, que interferem na realização de suas tarefas cotidianas. A terapia ocupacional não existe para preencher o tempo ocioso das pessoas. Pelo contrário, pois na área da Saúde tem como objetivo devolver a capacidade das pessoas, habilitando ou reabilitando os indivíduos para desempenhar suas atividades rotineiras.


Aplicativos que podem ajudar o Terapeuta Ocupacional


Aplicativos que podem ajudar o Terapeuta Ocupacional


Selecionamos alguns aplicativos que podem auxiliar o Terapeuta Ocupacional no trabalho diário no tratamento de seus pacientes. Confira:


1 - MathBoard


Este aplicativo para iPad, iPhone ou iPod touch é considerado excelente para a aprendizagem da Matemática. Ele trabalha com cálculos e dá ao usuário uma operação com cinco respostas possíveis. Em um espaço da tela, a operação pode ser montada e resolvida como se a pessoa estivesse escrevendo em um papel.


O MathBoard encabeça a lista dos aplicativos educacionais em todo o mundo, com plena aprovação no ensino de problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão. Sem decorebas, nada de adivinhações. Além disso, apresenta um grande número de opções de customização, proporcionando também diversão para crianças de todas as idades. Cada atividade é baseada no ajuste de nível atual. Assim, a dificuldade varia conforme o conhecimento do estudante.


2 - Next-number


Desenvolvido pela Vito Technology e disponível na Apple Store (iPhone ou iPad), é considerado um aplicativo perfeito para reabilitação e estimulação de funções cognitivas. Foi concebido com o objetivo de melhorar a concentração, a velocidade e a memória visual, além de requerer outras habilidades do usuário.


O Terapeuta Ocupacional e outros profissionais que trabalham com cognição poderão associar o aplicativo à avaliação cognitiva chamada Trilhas. Contudo, é importante destacar que o Next-number não tem a intenção de fazer uma avaliação dos níveis de atenção e velocidade, que deverá ser sempre realizada por um profissional da área, devidamente capacitado.


3 - ABC Palavras


Este app, disponível na Apple Store em Português e Inglês , tem como objetivo formar palavras. A imagem de um objeto surge na tela e o usuário, ao tocá-la, ouve a palavra que deve ser formada, bastando para isso arrastar as letras.


O ABC Palavras é educativo e divertido e é assim que ensina as crianças a soletração e a construção de palavras básicas em Português e Inglês. Além de ser fácil de aprender e jogar, disponibiliza para as crianças que ainda não conhecem o abecedário uma versão mais fácil.


4 - Matrix Game


Alguns especialistas colocam este software como a melhor representação do trabalho cognitivo, tanto no plano da estimulação quanto da reabilitação.


A série contém três apps gratuitos: Matrix Game 1 (projetado para crianças de 4 anos +), Matrix Game 2 (crianças de 5 anos +) e Matrix Game (crianças de 6 anos +) para que o usuário possa testar e depois comprar suas versões integrais. Foi desenvolvido pela My First App, empresa que tem a Educação como foco de atuação.


Os três programas propõem um desafio, especialmente, de percepção visual e atenção. O Matrix 1 trabalha com gráficos infantis, enquanto o Matrix 2 disponibiliza temas para crianças um pouco mais velhas e pré-adolescentes, sendo o Matrix 3 destinado para o usuário mais “adulto”.


O Matrix Game possibilita o desenvolvimento das habilidades de percepção visual, como discriminação visual. Também ajuda a desenvolver a atenção e a concentração, orientação espacial e princípios de classificação e categorização. Além disso, permite que sejam desenvolvidas funções executivas como planejamento e perseverança. Inicialmente, Matrix 2 e 3 trabalham com formas, um usando cores e outro os contornos. Os aplicativos estão disponíveis na Google Play e na Apple Store.


5 - Opposites


Trata-se de um aplicativo simples e que trabalha bem o conceito de opostos, objetivando desenvolver capacidades cognitivas importantes como categorização, conceitualização, relações, generalização e abstração. Além disso, auxilia no desenvolvimento das percepção visual e motoras. Além do apoio do Terapeuta Ocupacional, o apoio dos pais é importante para ajudar a desenvolver capacidades de linguagem, como nomear os objetos e as cores.


O Opposites 1 foi concebido para crianças com mais de 2.5 anos, enquanto o Opposites 2 destina-se às crianças com mais de 3 anos. O objetivo do jogo é juntar os pares opostos, arrastando-os para o centro. É mais um  app de uma série de jogos educativos para crianças da MyFirstApp.com.


6 - Toddler Puzzle Shapes


Disponível na Apple Store com opções em Português, o aplicativo intercala dois tipos de desafios: encaixar a forma correspondente ao contorno que aparece em destaque e montar um quebra-cabeça de quatro peças. Neste, ao tocar na peça, o usuário recebe uma dica visual de onde ela deve ser encaixada, uma vez que a parte correspondente do tabuleiro começa a piscar.


Tidos como ideais para crianças bilíngues e acima de 2 anos, os Toddler Puzzle Games foram desenvolvidos por pais e testados por crianças, resultando em jogos divertidos e educativos. Mas, além da diversão, auxiliam de maneira eficaz no desenvolvimento da percepção visual e de habilidades motoras finas. 


Cada acerto é comemorado com palmas, e se a criança não acertar, o iPhone vibrará, emitindo um som de "oops". Ela poderá tentar fazer 9 tentativas e, a cada três jogos, um mini-quebra cabeças surge na tela, com quatro peças que devem ser arrastadas pela criança até completar a figura.




Compartilhe