Blog

Aplicativos para Farmacêuticos

Aplicativos para Farmacêuticos


As novas tecnologias trouxeram ferramentas incríveis para diversos profissionais e com os farmacêuticos não foi diferente: selecionamos alguns aplicativos indispensáveis para farmacêuticos e estudantes de Farmácia. Confira!


1 - Medicamentos


Gratuito e disponível para iOS e Android, o aplicativo Medicamentos foi concebido especialmente para farmacêuticos e demais profissionais da saúde, que poderão consultar as bulas, descobrir os genéricos e similares disponíveis (equivalência farmacêutica) e ter acesso às demais informações sobre os medicamentos, como: indicações e características farmacológicas, contra indicações, advertências e precauções, interações medicamentosas, posologia, reações adversas e superdose.


Contém todos os medicamentos referência aprovados pela Anvisa, contabilizados independentemente das suas formas de apresentação (contam hoje com aproximadamente 4.100 bulas, que equivalem a 10.300 apresentações). Cada um deles é cuidadosamente revisado por uma equipe técnica de profissionais especializados, que trabalham diariamente para manter toda a base de dados sempre atualizada.


Possui ainda uma central de notificações, que informa desde medicamentos novos adicionados até notícias relevantes do meio farmacêutico.


2 - MedSUS


Desenvolvido pelo Ministério da Saúde para Android e iOS, o aplicativo apresenta a lista de medicamentos indicados pelo SUS, disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).


Disponibiliza ainda o Formulário Terapêutico Nacional, publicação com informações científicas sobre os fármacos da Rename, além das diretrizes terapêuticas e protocolos clínicos preconizados pelo Ministério da Saúde e usados pelos profissionais do SUS.


3 - CRF - SP


Os farmacêuticos inscrito no CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) podem, através do aplicativo disponível para iOS e Android, realizar serviços fornecidos pelo portal www.crfsp.org.br, como comunicar de ausência, consultar vagas de emprego, verificar legislação, agenda de eventos e muito mais. Além disso, poderá enviar e-mails diretamente ao presidente do CRF-SP.


4 - CRF - MG


Os farmacêuticos inscritos no CRF-MG (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais) podem consultar informações de todos os programas de capacitação, como o Prescrifar e Capacifar, com acesso à agenda, inscrições e notícias publicadas nas redes sociais do Conselho. 


Podem conferir a programação completa dos eventos que serão realizados pelo Conselho e realizar inscrições, além de receber notificações sobre os novos cursos oferecidos. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.


5 - Farmácia Popular


Farmácia Popular é um aplicativo essencial a todo brasileiro, principalmente os que são profissionais da área da saúde. Lista de todos os medicamentos participantes em ordem alfabética com preços, forma (comprimido, frasco), apresentação (miligramagem) e link para pesquisa de farmácias cadastradas.


É ideal para estudante da área da saúde ou de farmácia, pois ajuda a lembrar quais medicamentos são participantes do Programa Farmácia Popular e qual a sua apresentação em miligramas. Levando-o assim a prestar um melhor serviço em ambulatórios, PSFs, Cais e Pronto-Socorros, principalmente do SUS. É gratuito e está disponível para Android.


6 - Guia dos Exames


Guia dos Exames é um app que auxilia na interpretação de exames e no diagnóstico médico. Possui mais de 200 exames cadastrados, divididos por categorias claras, para facilitar a pesquisa.


Traz a descrição do exame, informações sobre valores de referência, diagnóstico diferencial, cor do tubo de coleta e procedimentos para coleta dos exames. Ajuda o profissional da saúde em todas as etapas, desde a requisição do exame até o diagnóstico médico. É pago e está disponível para iPhone e iPad.




Compartilhe