Blog

Novos alertas mobilizam empresas contra ataques cibernéticos

Novos alertas mobilizam empresas contra ransomwares


A cada dia surge uma nova notícia na mídia sobre crimes virtuais atingindo a rotina de diversos usuários, instituições e empresas, incluindo o setor médico. Os ransomwares são vírus de computadores que infectam as máquinas e “sequestram” todos os dados do sistema, para que depois seja feito um comunicado com ameaça de resgatar a senha apenas mediante pagamento.


Hoje, o Brasil ocupa uma triste e lamentável posição de destaque na lista de vítimas, sendo alvo preferencial dos hackers na América Latina. Em todo o mundo, está na 9ª colocação.


A recomendação dos especialistas é de que sempre seja mantida uma cópia de segurança em um HD externo (não ligado à rede) com todos os arquivos, uma vez que os danos podem ser desastrosos. Além da perda de dados importantes no sistema, a paralisação dos trabalhos pode se prolongar por vários dias, acarretando enorme prejuízo financeiro.


Os especialistas em segurança digital enfatizam que, após a invasão e o recebimento do comunicado, a empresa atingida não deve ceder às chantagens e ameaças dos hackers, sendo esta uma forma de resistência e de não estimular novas ações dos criminosos virtuais.


A constatação é unânime entre os responsáveis pela segurança tecnológica das empresas. É muito mais vantajoso investir na prevenção contra os ataques cibernéticos, uma vez que os custos são proporcionalmente muito inferiores aos prejuízos, que podem alcançar dimensões incalculáveis.


Confira aqui a reportagem veiculada no Bom Dia Brasil da última quinta-feira, 22 de dezembro, sobre esses tipos de ataque.


Veja também o post Seu consultório ou clínica pode estar em risco: a ameaça dos “ ransomwares ”.


 




Compartilhe