Blog

Dia Panamericano da Saúde

dia-panamericano-da-saude


A data de hoje, 02 de dezembro, celebra o Dia Panamericano da Saúde, evento criado com o objetivo de enfatizar a importância das ações de cunho social, com a divulgação dos cuidados necessários para que toda a população do continente tenha melhor qualidade de vida e saúde. Os principais cuidados a serem tomados para prevenir doenças típicas dessas regiões são o ponto central das campanhas educativas e de prevenção que serão realizadas durante todo o dia.


No Brasil, uma das principais vitórias obtidas nos últimos anos é a erradicação de doenças através da vacinação. Depois de sofrer com epidemias de varíola, febre amarela, poliomielite, sarampo e catapora, o País tem hoje um bom controle dessas doenças, alcançado através de calendários obrigatórios de vacinação durante os primeiros meses e anos de vida das crianças.


Uma estratégia que contribuiu efetivamente para o controle dessas doenças no continente, através de ações educativas em escolas e bairros, para pais e educadores e principalmente através das campanhas nacionais de vacinação.


A data é gerida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), criada em 1902. No Brasil, o Dia Panamericano da Saúde foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 8.289, de 2 de dezembro de 1941.




Compartilhe