Blog

Dia do Fonoaudiólogo

dia-do-fonoaudiólogo


Comemora-se hoje, 09 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo. Estes profissionais são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. Também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz, sendo bastante procurados por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam ter uma boa dicção.


Para ajudar a tratar seus pacientes, podem precisar trabalhar de forma multidisciplinar, em conjunto com psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas, dentre outros profissionais do gênero. Sua área de atuação compreende consultórios privados, hospitais públicos, escolas, centros de saúde, instituições ou mesmo empresas.


Aplicativos que ajudam fonoaudiólogos e pacientes


1- Apps FonoFAQ – A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), em parceria com a HiCode Desenvolvimento Mobile, lançou em 2013 um conjunto de 10 aplicativos gratuitos: Audiologia, Disfagia, Disfonia Infantil, Fononcologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia e Ensino, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Voz Profissional. Foram criados a partir das FAQs (Perguntas e Respostas) produzidas pela SBFa com o objetivo de esclarecer a população leiga.


Diversas pesquisas, abrangendo questões como ensino e aprendizagem, foram analisadas pela SBFa.Dessa forma, as funções dos softwares estão baseadas também na presença de atividades que propiciem o engajamento ativo dos participantes do processo de aprendizagem. Todo o conteúdo de aprendizado tem relação com o mundo real e o cotidiano, em um trabalho colaborativo, baseado na interação e no contínuo intercâmbio de conhecimentos. Gratuitos, os apps das especialidades da Fonoaudiologia estão disponíveis na Apple Store e podem ser baixados em qualquer dispositivo móvel compatível com sistema operacional iOS.


2- Puzzle animais para crianças – Este aplicativo, gratuito, é um jogo educacional e divertido destinado para crianças e pré-escolares. De maneira divertida e interativa, com aplausos e torcida, são estimuladas a desenvolver habilidades motoras correspondentes, podendo aprender os nomes de todos os animais da propriedade, animais selvagens, insetos e demais bichos. O foco do app é a construção e o enriquecimento do vocabulário, com o desenvolvimento da memória e das habilidades de correspondência e cognitivas enquanto brincam. Disponível para Android


3- Smarty Ears (S.E.) – Licenciada pela Sociedade Americana de Fonoaudiologia (ASHA), a fonoaudióloga Barbara Fernandes fundou em dezembro de 2009 a S.E. Foi a primeira empresa no planeta a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados por fonoaudiólogos e pais de crianças com distúrbios da fala ou linguagem, a fim de promover as competências de comunicação apropriadas.


Até agora foram concebidos mais de 40 produtos e a empresa é referência em aplicativos para crianças com atrasos de fala e linguagem e distúrbios como gagueira, atrasos na articulação, autismo, Síndrome de Down e transtornos de linguagem. Todos os softwares são compatíveis com os produtos da Apple (iPhone, iPad e iPod touch) e englobam as seguintes áreas: Disfalgia, Afasia, Articulação e Fonologia, Linguagem, Gagueira, Memória Auditiva, Vocabulário, Voz. Confira a lista completa clicando aqui.


4- Boca Feliz – Aplicativo que ajuda as crianças com distúrbios de motricidade oral a praticar e exercitar os movimentos de língua e lábios. Um dos exemplos é a apraxia verbal, com os 15 exercícios demonstrados por um mascote. Através das animações, o patinho pede às crianças para executar movimentos com a língua e lábios, movendo a língua para cima, para a direita e a esquerda, além de sorrir, soltar um beijo e tentar tocar o nariz com a língua. Disponível para iOS.




Compartilhe