Blog

Dia do Fonoaudiólogo

Atualizado em 07 de dezembro de 2018


dia-do-fonoaudiólogo


Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 09 de dezembro, ressalta a importância do especialista. Estes profissionais são responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita.


Além disso, ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz, sendo bastante procurados por profissionais da área da comunicação, artistas, locutores e demais pessoas que desejam e precisam de uma boa dicção.


Para ajudar a tratar seus pacientes, podem precisar trabalhar de forma multidisciplinar, em conjunto com psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas, dentre outros profissionais do gênero. Sua área de atuação compreende consultórios privados, hospitais públicos, escolas, centros de saúde, instituições ou mesmo empresas.


A profissão regulamentada desde 1981, está em uma das áreas de apostas para o futuro. Com um campo de atuação diversificado e plural se insere á um mercado de trabalho cada vez mais aberto. 


Atuações da Fonoaudiologia


Tratamento do câncer


Novidade e tendência para a fonoaudiologia está relacionada a atenção dos profissioais ao tratamento e recuperação dos  pacientes com câncer.  Estudos recentes na área da Fononcologia, analisaram e buscaram compreender aspectos anatomofisiológicos e contribuindo para o refinamento terapêutico.  Na prática, os resultados vêm sendo obtidos e conquistados com excelência na minimização de sinais de cicatrizes após uma cirurgia até o refinamento na fonoarticulação.  Acompanhada com a tecnologia, a Fononcologia adere a recursos, diagnósticos e preventivos modernos propiciando melhor qualidade nos tratamentos do público.  


População atual


Com foco na promoção da saúde e o bem-estar da sociedade, os fonoaudiólogos buscam trabalhar a arte da comunicação primordial para a vida. Problemas contemporâneos, vêm afetando a vida da população, principalmente, em adolescentes e crianças. O número de adolescentes que apresentam distúrbios auditivos por escutarem fone de ouvido no volume máximo aumentou de 2017 para este ano. Além disso, os profissionais auxiliam crianças no aprendizado de fala e escrita amenizando um grave panorama atual. 


Terceira idade


A especialidade do fonoaudiólogo em gerentologia (tratamento com idosos), consiste em promover a saúde do idoso em todos os aspectos da comunicação humana, como fala, linguagem, deglutição e motricidade orofacial. Um dos grande problemas na terceira idade é a perda de audição, nessa modalidade o profissional pode ajudar muito no desenvolvimento e qualidade de vida do idoso. 


Empresas


Se o aperfeiçoamento do Fonoaudiólogo é a comunicação, o melhoramento e desenvolvimento de profissionais no mercado de trabalho pode ser auxiliado por este especialista. O médico pode se aprimorar-se no trabalho em grandes empresas prestando consultorias, assessorias e instruções de treinamento. Esse ramo, é uma das grande novidades para o meio.


Aplicativos que ajudam fonoaudiólogos e pacientes


1 - Apps FonoFAQ


A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), em parceria com a HiCode Desenvolvimento Mobile, lançou em 2013 um conjunto de 10 aplicativos gratuitos: Audiologia, Disfagia, Disfonia Infantil, Fononcologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia e Ensino, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Voz Profissional. Foram criados a partir das FAQs (Perguntas e Respostas) produzidas pela SBFa com o objetivo de esclarecer a população leiga.


Diversas pesquisas, abrangendo questões como ensino e aprendizagem, foram analisadas pela SBFa. Dessa forma, as funções dos aplicativos estão baseadas também na presença de atividades que propiciem o engajamento ativo dos participantes do processo de aprendizagem.


Todo o conteúdo de aprendizado tem relação com o mundo real e o cotidiano, em um trabalho colaborativo, baseado na interação e no contínuo intercâmbio de conhecimentos.


Gratuitos, os apps das especialidades da Fonoaudiologia estão disponíveis na Apple Store e podem ser baixados em qualquer dispositivo móvel compatível com sistema operacional iOS.


2 - Puzzle animais para crianças


Este aplicativo, gratuito, é um jogo educacional e divertido destinado para crianças e pré-escolares. De maneira divertida e interativa, com aplausos e torcida, são estimuladas a desenvolver habilidades motoras correspondentes, podendo aprender os nomes de todos os animais da propriedade, animais selvagens, insetos e demais bichos.


O foco do app é a construção e o enriquecimento do vocabulário, com o desenvolvimento da memória e das habilidades de correspondência e cognitivas enquanto brincam.


Disponível para Android


3 - Smarty Ears (S.E.)


Licenciada pela Sociedade Americana de Fonoaudiologia (ASHA), a fonoaudióloga Barbara Fernandes fundou em dezembro de 2009 a S.E. Foi a primeira empresa no planeta a desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados por fonoaudiólogos e pais de crianças com distúrbios da fala ou linguagem, a fim de promover as competências de comunicação apropriadas.


Até agora foram concebidos mais de 40 produtos e a empresa é referência em aplicativos para crianças com atrasos de fala e linguagem e distúrbios como gagueira, atrasos na articulação, autismo, Síndrome de Down e transtornos de linguagem.


Todos os aplicativos são compatíveis com os produtos da Apple (iPhone, iPad e iPod touch) e englobam as seguintes áreas: Disfalgia, Afasia, Articulação e Fonologia, Linguagem, Gagueira, Memória Auditiva, Vocabulário, Voz.


Confira a lista completa clicando aqui.


4 - Boca Feliz


Aplicativo que ajuda as crianças com distúrbios de motricidade oral a praticar e exercitar os movimentos de língua e lábios. Um dos exemplos é a apraxia verbal, com os 15 exercícios demonstrados por um mascote.


Através das animações, o patinho pede às crianças para executar movimentos com a língua e lábios, movendo a língua para cima, para a direita e a esquerda, além de sorrir, soltar um beijo e tentar tocar o nariz com a língua.


Disponível para iOS.


5- GameFono


O aplicativo que contempla crianças de 06 a 12 anos, apresenta exercícios para ser aplicado em terapias fonoaudiológicas. O uso dessa plataforma pode ser aplicado para automatizar o fonema /r/ e auxilizar o vocabulário a partir de nomeações das figuras. 


Disponível para Android e iOs




Compartilhe