Blog

O que servir na sala de espera do seu consultório médico?

comidas-consultorio


A partir do momento em que o paciente entrou na sua clínica e/ou consultório, é regra número 1 da excelência no atendimento colocá-lo à vontade, proporcionando conforto e estando disponível para suas solicitações.


Em alguns posts anteriores, falamos sobre as diversas maneiras de demonstrar essa preocupação com o aconchego das comodidades até que o paciente entre para o consultório e também sobre a atenção especial  que você deve dispensar para cada um. Lembre-se de que tudo isso influencia de forma positiva na imagem do seu empreendimento e de que a melhor propaganda é feita boca a boca.


Agora, vamos detalhar algumas dicas mais específicas, como por exemplo, o que pode ser oferecido para pacientes e acompanhantes, a fim de ajudar a passar o tempo na sala de espera. Assim, o serviço de copa de sua clínica e/ou consultório deve estar devidamente equipado para oferecer algo para beber ou comer. Contrate um profissional que esteja sempre atento para administrar o setor, para atender as solicitações, sanar dúvidas e repor material conforme o consumo.


O ideal é que tenha um local apropriado, com uma bancada para colocação dos produtos. Sempre com tudo muito bem limpo e organizado.


Bebidas


bebidas-consultorio


Água


Ela é fundamental, com as opções “gelada” e “natural”. Atente para o tipo de copo, pequenos e grandes a ser usado, preferindo o descartável, e com local próprio para ser inutilizado em seguida. Pense em como poderá evitar acidentes e também na redução daquilo que for mais trabalhoso. Galões reutilizáveis de 20 litros são os preferidos e as próprias pessoas podem manipular, escolhendo qual água querem beber.


Café


A opção deve recair pelas máquinas expressas, mas existem muitas pessoas que não sabem como operá-las. Se você não conta com um funcionário para servir durante todo o dia de trabalho, a solução é que o café seja oferecido em garrafas térmicas, sem que esteja com açúcar. Na bancada devem estar os adoçantes e o açúcar, para que cada um faça sua opção. Também pode optar em já fornecer o café com açúcar em uma garrafa térmica devidamente identificada e outra sem, igualmente identificada.


Chás


Devem ser colocados em garrafas térmicas, com e sem açúcar, com as respectivas identificações.


Sucos


Suco (natural ou de caixinha) e água de coco – Caso você disponha de um frigobar, são uma boa alternativa. Atente para que as pessoas alérgicas e diabéticas sejam advertidas sobre as questões de açúcar e glúten.


Comestíveis 


comida-consultorio


O fornecimento de bolachas e biscoitos variados é uma alternativa bastante comum. Porém, mostre o seu diferencial e vá além. Pense nas contraindicações de alguns produtos, que podem impossibilitar um paciente de comer ou beber algo. Se determinado biscoito contém glúten ou lactose, a informação deve estar bem à vista das pessoas, pois os alérgicos o evitarão. O mesmo pensamento deve ser estendido para os diabéticos.


Diferencial


biscoito-consultorio2


Fique atento, especialmente, para disponibilizar bebidas e alimentos apropriados para as gestantes, os diabéticos e os idosos. São os pacientes mais suscetíveis a algum tipo de restrição e dedicar-lhes essa atenção especial é um fator importante para a imagem do seu negócio. Isso revela cuidado, preocupação e carinho


 




Compartilhe