Blog

Confira os melhores cursos de Medicina do Brasil

cursos-medicina


Além dos anos de estudo para vencer o desafio e chegar ao sonhado curso superior, é bom que esteja antenado e tenha conhecimento sobre a quantas andam as faculdades de Medicina Brasil afora. Confira alguns métodos de avaliação utilizados para classificar a qualidade das instituições de ensino conforme os diversos aspectos que as envolvem. E saiba quais são aquelas que mais se destacam no Brasil.


Padrão Ministério da Educação (MEC)


Ao utilizar as ferramentas CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Cursos), o MEC desenvolveu seu método de avaliação. No primeiro caso, analisa a qualidade dos cursos e toma como referencial as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), analisando a estrutura da faculdade e a titulação do corpo de professores. Especificamente na Medicina, as instituições de ensino são investigadas sob diversos prismas, como as estruturas física e pedagógica do curso, seu material didático, os laboratórios e a metodologia de ensino desenvolvida pelos docentes.


Com relação ao IGC, as faculdades são analisadas em seu conjunto, levando-se em conta a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. É importante destacar que, em uma escala de 1 a 5, o CPC é considerado insatisfatório quando não atinge o nível 3, no mínimo. No final de 2014, o MEC divulgou os dados referentes a 154 cursos de Medicina. Confira aqui os resultados.


Ranking da Folha


No ano passado, a "Folha de São Paulo" publicou o Ranking Universitário Folha (RUF), tendo como base de referência para sua avaliação anual cinco tópicos: mercado, pesquisa, ensino, inovação e internacionalização. O título de Melhor Curso de Medicina do Brasil ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que apresentou a maior procura no vestibular da Fuvest, com 71 candidatos por vaga. Em 2º lugar ficou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também altamente concorrido.


Confira os 10 mais:


1º lugar: Universidade de São Paulo (USP)


2º lugar: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)


3º lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)


4º lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


5º lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


6º lugar: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)


7 º lugar: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)


8º lugar: Universidade de Brasília (UNB)


9º lugar: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


10º lugar: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)


E os Mais 50 do MEC:


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do MEC que avalia a qualidade das faculdades, divulga anualmente o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Trata-se, basicamente, de um ranking oficial das melhores faculdades do Brasil, incluindo aí as melhores faculdades de Medicina. Nesse link, você pode conferir e comparar os resultados específicos para o curso de Medicina em faculdades e universidades públicas e privadas de todo o País. 


 




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias