Blog

Dia Mundial da Saúde Mental

dia-mundial-saude-mental


Sensibilizar a opinião pública para a questão da saúde mental como uma causa comum a todos no planeta é um dos principais focos no momento em que se celebra hoje o Dia Mundial da Saúde Mental. A data foi criada preconizando combater o preconceito e o estigma em torno da saúde psicológica, vencendo fronteiras nacionais, culturais, políticas e socioeconômicas.


Além de determinar que a saúde mental é uma questão prioritária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza que este não é um mero problema de saúde. Daí o esforço de mobilização através de seminários e múltiplos eventos em todo o mundo para discutir e buscar soluções acerca do tema.


A luta por direitos e dignidade daqueles que sofrem algum tipo de perturbação mental implica em concentrar esforços, para que aqueles que prestam cuidados de saúde mental e física possam atuar de maneira conjunta e cooperada.


Segundo a OMS, cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida.


A importância do psiquiatra nesse processo


Agradecemos a todos os psiquiatras e demais profissionais de saúde por cuidar, ajudar e salvar essas vidas que sofrem de transtornos mentais. 



Futuros aplicativos que irão ajudar os médicos


Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana (Estados Unidos) publicaram no periódico de psiquiatria “Molecular Psychiatry” que desenvolveram testes de sangue e aplicativos baseados em questionários capazes de prever com mais de 90% de acerto quais pacientes com desordem bipolar e outras doenças psiquiátricas vão começar a pensar em suicídio e, talvez, tentá-lo. Assim, os médicos poderiam adotar os testes de predição de riscos para intervir com mudanças em rotinas de vida ou em tratamentos para salvar vidas.


Outro alento veio dos biomarcadores de RNA de amostras sanguíneas. Utilizados em conjunto com questionários desenvolvidos nos formatos de aplicativos, os pesquisadores conseguiram prever com 98% de acerto quais pessoas de um grupo de pacientes com doenças psiquiátricas estaria propenso ao suicídio.


Um avaliou os níveis de humor e ansiedade, enquanto o outro propôs questões ligadas às condições de saúde física e mental, além de fatores culturais e de estresse ambiental. Nenhum dos aplicativos, pergunta aos participantes se eles estão pensando em cometer suicídio.


Estes aplicativos estão prontos para serem implementados e testados por profissionais médicos, em especial em departamentos de emergência, e acredita-se que os biomarcadores também poderão ser testados mais amplamente.


A luta pela prevenção na Fiocruz


Na Fundação Oswaldo Cruz (RJ), um jogo web também se soma à luta pela prevenção. Trata-se do Depression Rescue (nome provisório), criado pelo Núcleo de Jogos Digitais do Multimeios do Icict/Fiocruz, que enfoca a questão da depressão, um dos principais gatilhos do pensamento suicida. 


O aplicativo tem como objetivo identificar as pessoas com transtorno de espectro depressivo e tentar aproximá-las de uma rede de amigos, a fim de proporcionar-lhes suporte e para que possam ser encaminhadas a um profissional de saúde. Cada “partida” dura 2 minutos e ganha quem consegue ajudar o maior número de pessoas


Ferramentas que auxiliam na compreensão  do transtorno mental


Aproximadamente 1% das pessoas em todo o mundo vai sofrer de esquizofrenia, distúrbio cerebral, que geralmente vem acompanhado de ansiedade e depressão profunda, atingindo hoje aproximadamente 121 milhões de pessoas no planeta.


Existem atualmente algumas ferramentas que auxiliam na compreensão da esquizofrenia, como o Cura Depressão APK, desenvolvido no ano passado por Yoav Fael – Yoanna. Nele é possível ter detalhes sobre a depressão e iniciar programas de cura, abordando os seguintes tópicos: Depressão, Esquizofrenia, Ansiedade, O transtorno bipolar e Estresse.


 


 




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias