Blog

Dia do Médico

Dia do Médico


É comemorado, hoje, 18, no Brasil, e em vários países mundo afora, o Dia do Médico, referenciado por ser uma data consagrada pela tradição litúrgica da Igreja Cristã em homenagem a São LucasAcredita-se que o discípulo de Jesus teria estudado Medicina em Antióquia, cidade então considerada um centro de bastante relevância para a civilização helênica na Ásia Menor, hoje território pertencente à Síria. Foi quem escreveu o terceiro Evangelho e o "Ato dos Apóstolos" da Bíblia Sagrada.


Também a sua condição como médico é cercada de incertezas, uma vez que inexistem provas documentadas. Entretanto, dentre as Escrituras que remetem a São Lucas, sendo a principal conhecida como “A Epístola dos Colossenses”, São Paulo, seu grande amigo e de quem era discípulo, refere-se a ele como “Lucas, o amado médico” e "colaborador". Para reforçar os argumentos, em outras de suas Escrituras, é possível identificar termos e palavras utilizadas por Lucas como sendo de caráter e interesse médico para aquele período histórico. E a Igreja considera isto uma prova relevante e aceitável de que Lucas era realmente um médico.


 A palavra Medicina deriva do verbo latino mederi (curar e tratar). Sua conduta ética e moral é regida pelo “Juramento de Hipócrates”, um médico da Grécia Antiga, que viveu entre os anos 460 a 377 a.C. e que é reconhecido como o Pai da Medicina Ocidental. Ao se formarem, os médicos declinam solenemente as palavras de um compromisso de fé e honra, prometendo integridade, humildade e profissionalismo ao longo de sua jornada.


Em linhas gerais, o Juramento atesta: “Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência”.


Ao longo dos tempos, desde os primórdios, com suas técnicas rudimentares, até os dias atuais, a dedicação e o ideal sempre motivaram e moveram o trabalho do médico, na busca da cura, da minimização das dores de cada paciente e na incansável busca do conhecimento e do aperfeiçoamento científico. Acreditando no poder das descobertas e das invenções, no apuro da técnica aliada à entrega de uma missão por muitos encarada como sacerdócio.


 




Compartilhe