Blog

Dia do Deficiente Físico

dia-deficiente-fisico


Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,5% da população apresenta algum tipo de deficiência, equivalendo a aproximadamente 24,5 milhões de pessoas. A data é considerada um marco para reflexão e busca de novos caminhos, como forma de debater e divulgar a luta por inclusão social.


A Informática está de mãos dadas com a Medicina nesta empreitada, com o desenvolvimento de aplicativos que ajudam os portadores de necessidades especiais a conviver no dia a dia sem que se sintam à margem da sociedade. Os aplicativos criados e em desenvolvimento preparam um caminho ainda melhor, a fim de superar dificuldades e proporcionar melhor qualidade de vida.


Conheça aplicativos que ajudam no dia a dia



  1. Headmouse e Teclado Virtual - Este aplicativo possibilita às pessoas com mobilidade reduzida controlar o cursor do mouse pelos movimentos da cabeça. O software interpreta funções como “arrastar” arquivos por gestos faciais e piscar de olhos. Download do Headmouse 3.11

  2. O Teclado Virtual facilita às pessoas com deficiência física a possibilidade de redação de textos sem a necessidade de usar as mãos, uma vez que capta os movimentos faciais do usuário, replicando-os sobre um teclado digital. Download do Teclado Virtual 2.0 

  3. Motrix – Permite que pessoas com deficiências motoras graves tivessem acesso a computadores. O programa cumpre a função, por exemplo, ao acionar o computador com a voz do usuário. Ao pronunciar determinados comandos em inglês em um microfone, a pessoa é capaz de exercer funções simples no aparelho, como mexer o cursor do mouse e acionar aplicações do Windows. Além disso, consegue soletrar para o computador, mas o processo é lento, de letra por letra.

  4. Easy Voice – Criada por Paulo Condado, durante seu doutorado em Eletrônica e Computação, esta ferramenta permite que um deficiente que tenha dificuldade em se comunicar se possa fazer entender. Elogiado em revistas científicas, também possibilita fazer chamadas telefônicas através do Skype. DownLoad do Easy Voice. Não tem representação no Brasil.

  5. Pocket VoiceAplicação que utiliza a linguagem pictórica, simbólica e do simples texto, possibilitando ao usuário reproduzir sonoramente o que não se consegue dizer por incapacidade física. Desenvolvido pelo casal de programadores Carla Vieira Faria e Pedro Ivo Faria, venceu o concurso nacional da especialidade promovido pela Microsoft e foi disponibilizado gratuitamente pelos criadores.

  6. Teclado falado – Digita com sintetizador de voz.

  7. TEK - Dispositivo de mobilidade robótica que possibilita ao cadeirante ficar em uma postura ereta, permitindo alcançar objetos que, na cadeira de rodas, ele não seria capaz.

  8. Exoesqueleto – Os trajes trajes robóticos, como o japonês HAL (Hybrid Assistive Limb), foram concebidos tendo como objetivo auxiliar os portadores de paralisia ou que tiveram lesões na medula espinhal. Foram idealizados de forma que possam sustentar o peso de uma pessoa para auxiliar na locomoção.

  9. Lokomat – Este equipamento foi fabricado pela empresa suíça Hocoma e é utilizado na reabilitação de pessoas com dificuldades de locomoção, contribuindo para que possam andar melhor ou simular uma caminhada.

  10. Guia de Rodas: Este sistema ajuda na mobilidade de cadeirantes, idosos ou uma pessoa com um membro afetado mapeando a acessibilidade dos lugares para facilitar sua locomoção. Está disponível gratuitamente para aparelhos iOS e Android. Além disso, está aberto à colaboração do público na identificação e avaliação das condições de acessibilidade dos estabelecimentos, como restaurantes, comércios e cinemas.


Conheça outros aplicativos iOS e Android para portadores de necessidades especiais.




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias