Blog

Como decorar clínicas e consultórios de Ginecologia

Como decorar clínicas e consultórios de ginecologia


Consultas e exames ginecológicos, pela sua natureza, merecem uma atenção ainda maior, tendo como meta proporcionar a máxima tranquilidade e confiança para as pacientes nas clínicas e consultórios de Ginecologia. Desde o primeiro contato com a secretária e a ambientação na sala de espera até a entrada no atendimento, onde será recebida com o melhor sorriso do profissional.


O conforto é fundamental, principalmente quando se leva em conta que muitas mulheres consideram a consulta constrangedora  e os exames chatos e desagradáveis. É importante que a secretária esteja sempre atenta, conversando e tranquilizando, ainda mais se for a primeira consulta.


A seguir, elaboramos algumas dicas que podem tornar o ambiente propício para que a paciente esteja calma, não guarde más impressões da visita ao médico e carregue traumas. E lembre-se: a frieza é a inimiga número 1 do atendimento e é preciso quebrar a tensão dos pacientes nos momentos que antecedem a consulta.


1 - Estilo


Estilo decoração consultório ginecologia


É difícil, e até desaconselhável, decorar o que quer que seja, sem antes definir o ambiente que pretende criar nesse espaço. Por isso mesmo, responder esta questão é fundamental: qual o estilo de decoração quer para seu consultório? Sua resposta será a base para todas as próximas etapas.


Tradicional, contemporâneo/moderno, chique, rústico, clean, vintage. As decorações são diversas, mas o importante é que não perca de vista que está decorando um consultório médico e, nesse caso, acessibilidade e funcionalidade são extremamente importantes.


Além disso, é importante destacar que você deverá seguir detalhes importantes de ergonomia e as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em vigor. O ideal é que seu trabalho esteja amparado no tripé bom gosto, praticidade e segurança.


2 - Cartela de cores


Cartela de cores consultório ginecologia


O bom gosto deve prevalecer, para dar ao ambiente a sensação de aconchego e também de tranquilidade, tão necessária para as pacientes e seus acompanhantes. As cores devem ser delicadas e alegres, porém podem ser femininas também e os tons de rosa ou lilás seriam uma boa escolha.


Lembre-se também que é importante avaliar os tipos de materiais que melhor se adaptam, destacando que o azul e o verde são ótimos para os ambientes com madeira, além de transmitirem tranquilidade, estimular o silêncio e acalmar o ambiente.


Deixe os tons um pouco mais fortes para os objetos de decoração e os quadros.


3 - Parede


Papéis de Parede para clínicas de ginecologia


 Os papeis de parede estão em alta e dão um ar de sofisticação. Aposte em estampas florais, são femininas e alegram. As de estilos retrô e clássico são ótimas para quem busca um ambiente com um ar mais vintage. Lembrando sempre que tudo deve ser bem leve, para que não agridam os olhos e despertem uma sensação de desconforto com o tempo de espera. Você pode aplicá-lo em apenas uma parede, como parte da decoração.


4 - Piso


Pisos para consultórios de ginecologia


Utilize sempre os tons claros, considerados como opção ideal para os pequenos ambientes. De preferência, sem estampas. Os tons de cinza podem ser utilizados quando se tiver o objetivo de ampliar o espaço e o porcelanato é uma opção prática e moderna. Evite usar tapetes.


5 - Cadeiras, poltronas e cortinas


Cadeiras, poltronas e cortinas Consultórios Médicos


Pense em como ocupar da melhor forma os espaços e no conforto das pacientes e acompanhantes. Cadeiras e poltronas devem ser confortáveis, sendo que estas últimas deverão ser de couro natural ou sintético e fáceis de lavar.


Utilize persianas do tipo rolo, que são recomendadas pela Anvisa.


6 - Natureza


Flores decoração clínica ginecologia


Qual mulher não gosta de flores? Plantas remetem à vida e movimento e as flores são extremamente femininas. Mas, sem exageros. Nesta hora, um vaso com uma orquídea vale por uma floresta amazônica.


7 - Organização e Mobilidade


Organização e Mobilidade para consultórios ginecológicos


Organização é fundamental para que as pessoas percebam a seriedade e o cuidado dispensados, a fim de que o atendimento seja pleno desde o início. Por isto, nada de revistas e jornais rasgados e espalhados, com a secretária ou outro funcionário sempre atento para que tudo esteja limpo e para que cada coisa esteja em seu devido lugar.


O ambiente deve oferecer mobilidade e segurança, permitindo pleno trânsito de uma cadeira de rodas. Esteja atento para a eventualidade de receber crianças, pois é importante não deixar objetos pequenos ou pontiagudos ao alcance.


8 - Diplomas e fotos pessoais


Diplomas e fotos pessoais consultórios médicos


Sobre quadros na parede com suas titulações, evite passar uma imagem de exibicionismo. Vale o mesmo para a exposição de fotos de familiares: a recomendação é para que se evite o excesso, uma vez que a exposição da vida particular é algo que o médico deve avaliar com cautela.


9 - Iluminação


Iluminação para consultórios de ginecologia


É um fator muito importante para ser avaliado criteriosamente. Caso sua clínica ou consultório não conte com uma boa luz natural durante a maior parte do dia, invista em um bom sistema de iluminação. A sala de exames deve receber uma atenção especial quanto a isso, pois a luz amplia a sensação de segurança e limpeza, além de valorizar todo o espaço e a decoração.


Cuidado para não ser forte e incomodar os olhos e nem fraca a ponto de dar a impressão de que as horas não passam.


10 - Distrações


Revistas Clínica de Ginecologia


Além de jornais e TV, disponibilize para seus (suas) pacientes revistas que possam interessar diretamente a elas, contendo informações sobre cuidados com o bebê, gravidez, decoração da casa, moda, noivas e sobre a saúde da mulher de uma maneira geral


Outro ponto interessante é a música ambiente. Sua missão é proporcionar calma, sem ruídos e barulhos estridentes. A sugestão é que você opte pela música clássica, abrangendo os estilos barroco, renascentista e romântico, além de Mozart, que é sempre um santo remédio. Você pode montar uma playlist, revezando com com a New Age de Enya, Yanni e Loreena McKennitt, além das melodias mais calmas da MPB.


Caso você não seja um expert ou não tenha noções sobre a boa utilização dos espaços e a decoração, contrate um profissional especializado para desenvolver e executar o projeto da melhor forma que você deseja. Para que seja bonito e funcional.




Compartilhe