Blog

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Atualizado em 08 de abril de 2017



Comemora-se no dia 8 de abril o Dia Mundial de Combate ao Câncer, iniciativa da Organização Mundial da Saúde que tem como objetivo alertar a sociedade para o aumento dos índices de câncer em todo o mundo e também para as ações de prevenção e combate à enfermidade.


Conforme dados da OMS mais de 12,7 milhões de pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com câncer a cada ano, resultando em 7,6 milhões de óbitos. Anualmente, no Brasil, os registros são de 500 mil novos casos de câncer, em média. A estimativa da OMS é que até 2030, haverá 26 milhões de casos novos com 17 milhões de mortes.


A Declaração Mundial contra o Câncer é um instrumento utilizado para sensibilizar líderes governamentais, gestores de saúde e formadores de opinião na campanha para reduzir até 2020 a catastrófica abrangência da doença que ameaça as futuras gerações no mundo. Alguns pontos do documento:



  • reduzir significativamente o consumo do tabaco e do álcool e a obesidade no mundo;

  • assegurar a cobertura universal dos programas de vacinação contra a hepatite B e o Papiloma vírus (HPV) para prevenir o câncer de fígado e do colo do útero;

  • fazer com que o público seja mais bem informado, eliminando noções errôneas e mitos sobre a doença;

  • garantir melhores métodos de diagnóstico;

  • assegurar que todo paciente tenha acesso ao controle da dor;

  • ter equipes médicas mais bem treinadas;

  • e aumentar as taxas de sobrevida dos pacientes com câncer.


Tecnologia no combate ao Câncer


Através de um teste sanguíneo, a professora e biomédica pernambucana Deborah Zanforlin desenvolveu um chip, denominado Conquer X, que detecta 18 tipos de câncer em estágio inicial. Segundo ela, o paciente recebe o resultado do exame em apenas 15 minutos. O ConquerX foi criado com o objetivo de "auxiliar as pessoas de baixa renda a descobrirem a doença, uma vez que a tomografia e mamografia, por exemplo, são caras".


Confira detalhes do Conquer X aqui.




Compartilhe