Blog

Dia Mundial da Saúde faz alerta sobre Diabetes

Dia Mundial da Saúde faz alerta sobre Diabetes


O Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde e comemorado hoje, 07/04, concentrada seus esforços no combate ao Diabetes. Em 1946, a OMS aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável, definindo que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, objetivando conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional, coincidindo com a data de fundação da instituição.


Combate ao Diabetes


O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. A doença surge quando o pâncreas deixa de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).


No âmbito desta campanha, o primeiro relatório mundial sobre a doença descreve o peso e as consequências da enfermidade, defendendo a existência de sistemas de saúde mais sólidos, procurando assegurar uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva do Diabetes. O lema da campanha deste ano é “Vencer o Diabetes” e, conforme dados revelados ontem pela OMS, 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com Diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980.


No Brasil, mais de 16 milhões de adultos (8,1%) sofrem da enfermidade, que mata 72 mil pessoas por ano no País. No mesmo período, a prevalência do Diabetes quase duplicou de 4,7% para 8,5% da população adulta, refletindo um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso, a obesidade e a inatividade física. Sua prevalência é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).


A epidemia da doença aumenta rapidamente em muitos países, daí a importância da prevenção contra as complicações, uma vez que a enfermidade tem tratamento e pode ser controlada. A campanha enfatiza que muitos setores da sociedade têm “um importante papel a desempenhar", englobando governos, empregadores, educadores, setor privado, a comunicação social e cada cidadão.


Aplicativos auxiliam médicos e pacientes diabéticos


Aplicativos auxiliam diabéticos


Um cuidado especial com a nutrição é fundamental para os portadores do diabetes. Sua alimentação deve ser individualizada, concentrada nas necessidades nutricionais e no estilo de vida para alcançar bons resultados clínicos e metabólicos. Inúmeros aplicativos de nutrição estão disponíveis no mercado, aliando as orientações do profissional aos recursos tecnológicos.


Um dos pontos positivos do seu uso é o estímulo contínuo proporcionado pela ferramenta junto ao paciente, permitindo, por exemplo: acessar um banco de dados de grupos e tabelas nutricionais, auxiliando na substituição de alimentos e na contagem de carboidratos, simular as refeições antes do consumo para orientar as decisões e incluir informações sobre novos alimentos fornecidos pelo nutricionista, além de alertar para os horários das refeições e o envio dos registros para avaliação do profissional durante a consulta de nutrição.


1 - GlicoCare


É o primeiro aplicativo em Português voltado para o acompanhamento do Diabetes e totalmente gratuito. Possibilita acompanhar as medidas de glicose, ter acesso a dicas de saúde, programar lembretes e atividades físicas, além de realizar anotações diárias.


Disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play.


2 - GlicOnLine


Resultado de mais de 10 anos de pesquisa em Telemedicina e Diabetes, este é um aplicativo gratuito para o controle da enfermidade. É reconhecido internacionalmente por promover um bom controle glicêmico em portadores de diabetes, beneficiando todas as pessoas que têm a doença dos tipos 1 e 2, em todas as fases, em especial aquelas com mais dificuldade em seguir o tratamento diário.


O aplicativo automatiza todos os cálculos e anotações do tratamento, disponibilizando os dados em gráficos e tabelas em prontuário na internet, que pode ser compartilhado com o médico e a nutricionista.


Foi testado clinicamente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e foi endossado por médicos, nutricionistas e pela Sociedade Brasileira de Diabetes, comprovando-se que melhora o controle glicêmico e a qualidade de vida do portador de Diabetes.


Disponível gratuitamente para download no Google Play. Saiba mais informações no site.


3 - Gluci-Chek


Permite aos diabéticos controlar os níveis de açúcar via smartphone. O dispositivo oferece também registro dos eventos ligados ao cotidiano dos pacientes, como hipoglicemia e atividade física, além de permitir fazer contas, em instantes, da quantidade de glucídios (açúcares, carboidratos e sacarídeos) de centenas de alimentos e misturas.


As tabelas nutricionais podem ser consultadas muito rapidamente, através de uma simples barra de pesquisa. O usuário tem a possibilidade de escrever a porção consumida para realizar o cálculo, podendo também combinar pratos conforme seus valores nutritivos.


Disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play.


4 - Dieta e Saúde


Em vez das calorias, o aplicativo contabiliza os pontos das suas refeições. É preciso criar um cadastro, informando a altura e a meta de peso. Recomenda a pontuação diária para que o usuário perca os quilinhos extras. Também emite lembretes e faz um histórico de emagrecimento.


Disponível gratuitamente para download na AppStore, no Google Play e na Microsoft Store. Saiba mais informações no site.


5 - MyFitnessPal


Considerado um dos aplicativos mais completos, pois o usuário registra suas refeições, acompanha as calorias ingeridas e o que ainda pode consumir. Sua cota aumenta quanto mais exercícios fizer. Traz gráfico sobre a qualidade da sua alimentação e permite adicionar amigos pelo Facebook.


Disponível gratuitamente para download na AppStore, no Google Play e na Microsoft Store. Saiba mais informações no site.


6 - Medida Certa


O desafio a ser cumprido é a reprogramação do corpo em 90 dias. O aplicativo traz sugestões de atividades físicas dadas pelo personal trainer Márcio Atalla.


Disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play.


7 - Nutrabem


Após o usuário informar seu peso e altura, o programa calcula a quantidade de calorias que pode consumir e traça um plano nutricional para que a meta seja atingida. Traz quase 70 dicas sobre alimentação saudável.


Disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play. Saiba mais informações no site.


8 - Contador de Calorias FatSecret


Este aplicativo traz como diferencial a possibilidade de o usuário registrar as refeições filtrando os alimentos pela marca do produto ou pelo restaurante. O software controla calorias consumidas, tem um diário de exercícios que registra o quanto de energia foi gasta e um controlador de peso.


Disponível gratuitamente para download na AppStore, no Google Play e na Microsoft Store. Saiba mais informações no site.


9 - Tecnonutri


Ao registrar as refeições consumidas pelo usuário, é possível acompanhar, por exemplo, quantas calorias foram consumidas ao longo do dia, se a quantidade diária de proteína e fibras foi atingida ou se exagerou na gordura. O programa calcula a quantidade de água deve ser ingerida e ainda dá para consultar uma tabela nutricional de 2 mil alimentos.


Disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play. Saiba mais informações no site.


10 - Minhas Receitas Light


Este aplicativo é semelhante a um “caderno de receitas, oferecendo opções de pratos doces e salgados, todos com poucas calorias. Além disso, permite que tudo seja compartilhado os pratos com as amigas, enviando-os por e-mail.


Disponível gratuitamente para download na AppStore e no Google Play. Saiba mais informações no site.




Compartilhe