Blog

9 dicas de decoração para consultórios e clínicas de pediatria

Dicas de Decoração para Consultório de Pediatria


Se para os adultos ir ao médico não é um programa agradável, para as crianças pode ser uma experiência traumática caso tenha de retornar a um local com o qual não se sentiu à vontade anteriormente. Se você tem uma clínica ou um consultório pediátrico, é importante que esteja atento para alguns detalhes importantes, que vão além da sua afeição especial pelas crianças. Selecionamos anteriormente 7 dicas de arquitetura e decoração de consultórios e clínicas, mas dessa fez demos atenção a pediatria.


Contar com o trabalho de uma secretária paciente, capaz de ajudar pais e crianças, e que goste dos pequenos é um adendo especial, além da sua eficiência no agendamento das consultas e do primeiro atendimento.


Uma atenção especial deve ser reservada para a decoração, tendo como objetivo aliviar possíveis traumas para a criança que realizará um exame ou que terá que passar alguns dias internada no local. Daí a necessidade de se criar um ambiente alegre e descontraído, a fim de que possa lhe trazer mais conforto sempre que necessitar voltar para nova consulta. É preciso distraí-las, para evitar que a espera se transforme em agonia. Planeje seu consultório pensando em quebrar a frieza de uma consulta e estabeleça seu diferencial.


1 - Paredes


Clínica Pediatria - O que fazer nas paredes


O passo inicial para cativar o olhar e a atenção dos pequenos é a utilização das cores e formas, que podem ser vistas na pintura de bichinhos e animaizinhos nas paredes, em papéis de parede divertidos, além do uso de cores alegres para pintura como um todo. Também o teto pode estrelas fluorescentes, tanto na recepção quanto na sala do médico.


Também murais e quadros com pinturas alegres e coloridas são uma boa opção para você decorar as paredes dos consultórios, as salas de atendimento e os corredores.


2 - Piso


Consultório Pediatra - Pisos


Esqueça, definitivamente, e descarte a utilização de carpetes e tapetes, pois acumulam pó e bactérias. Opte por material frio, como cerâmica, porcelanato ou linóleo, que são fáceis de limpar.


3 - Mobília


Mobília Clínica Pediatria


É preciso pensar, sempre, na praticidade e na funcionalidade. As cadeiras e os sofás devem ser fáceis de limpar, sem pontas, para evitar acidentes, e sem peças pequenas que se desprendam. Aparadores e objetos de vidro são desaconselhados, para evitar quebras e risco de ferimentos nas crianças. Para os móveis, a melhor opção é a escolha dos planejados ou feitos sob medida, sempre com seus cantos abaulados, proporcionando maior segurança. Além disso, harmonizarão melhor com o ambiente e garantirão mais espaço para ter um atendimento personalizado.


4 - Sala de espera


Decoração Sala de Espera Clíncia de Pediatria


Dependendo de seu tamanho, pode englobar a Recepção com a Sala de espera e ainda uma área para brinquedos. Se o espaço for reduzido, monte um mini parquinho, daqueles de plástico, com livros de histórias infantis e mesinhas com jogos educativos. Caso o imóvel seja mais amplo, uma boa opção é destinar os brinquedos e jogos para outro cômodo, mas devidamente integrado à Sala de espera, permitindo que pais e responsáveis tenham as crianças permanentemente à vista.


Para os pais poderão ser disponibilizadas revistas relacionadas à saúde das crianças.


Disponibilize uma televisão para exibir desenhos animados. Vai ajudar a manter os pequerruchos distraídos, sem pensar no “terror” do jaleco branco.


5 - Brinquedos


Brinquedos no consultório Pediatríco


Não vá transformar sua clínica em um parque de diversões, mas se houver um espaço lúdico, sua preferência deve recair sobre brinquedos atóxicos, coloridos e sempre fáceis de serem limpos, uma vez que serão utilizados por muitas crianças. Verifique se os brinquedos têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com a indicação correta para as respectivas idades. Dê preferência para estes. Para cada criança pode ser dado um brinquedo específico, evitando assim o risco de contaminações por infecções hospitalares.


Evite os bichos de pelúcia, pois podem acumular poeira e é importante estar atento para com a saúde das crianças alérgicas e asmáticas, que correriam risco de sofrer um ataque.


6 - Sanitários e Fraldário


Consultórios Pediatria - Sanitários e Fraldário


Pense na importância de reservar espaços para, se possível, dois vasos sanitários, em dois tamanhos: convencional e pequeno. Também recomenda-se respeitar a divisão de gêneros, meninas e meninos, além da existência de um sanitário para portadores de necessidades especiais.


Reservar espaço para um fraldário, a fim de que o bebê possa ser alimentado e trocado é de extrema importância e mostra como você se preocupa com o bem estar de pais e filhos.


7 - Balas e doces


COnsultório Pediatria - Devo dar doces ao pequenos?


É uma questão polêmica, que precisa ser vista com atenção. Talvez seja melhor evitar balinhas, pirulitos e demais docinhos. É preciso lembrar que há crianças com restrições alimentares, por serem diabéticas ou celíacas.


8 - Sala do médico


Consultório Pediatria - Decoração Sala do médico


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina normas que regem a conduta médica dentro de sua sala de consulta, exigindo cuidados especiais, objetivando, principalmente, a higiene. Recomenda-se, por exemplo, ter uma pia para lavar as mãos entre cada atendimento; ter frigobar somente para guardar medicamentos, vacinas, etc., e não pendurar nas paredes quadros, pôsteres, diplomas, plantas, objetos, bichinhos de pelúcia, porque servem como nichos para microorganismos.


É importante destacar que também dentro do consultório são realizados pequenos procedimentos, como a troca de curativos e a aplicação de vacinas. A sugestão para decoração deste ambiente é a adoção de cores com tom pastel e figuras decorativas de personagens infantis podem ser pintadas ou adesivadas nas paredes. Além de alegrar o ambiente, com leveza, demonstra limpeza.


9 - Além da receita


Amor pela Pediatria


Seu consultório está do jeito que queria? Você gosta mesmo de crianças? Então junte o seu amor pela Medicina com o que tem pelas crianças. Faça algo diferente, como colocar em seu estetoscópio dois bichinhos (deixe vários armazenados em sua gaveta!) e peça para a criança escolher um. Dê para ela. Vai ganhar de volta um belo sorriso e o pequeno vai querer rever o amigo sempre!




Compartilhe