Blog

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Dia Mundial de Combate ao Câncer


Comemora-se nesta quinta-feira, 04, o Dia Mundial do Câncer, data criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o objetivo de disseminar informações sobre os vários e diferentes tipos de tumores malignos, estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o planeta e derrubar preconceitos a respeito da doença. O evento permite a mobilização de pessoas, comunidades e governos para buscar soluções para a doença que, atualmente, mata 8,2 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, foram registradas 196.954 mortes por câncer em 2013 e, para este ano, estima-se a ocorrência de mais de 596 mil casos da doença no País.


Mitos


O primeiro mito, segundo a campanha, é o de que não se deve falar sobre o câncer;


O segundo, de que câncer não tem sintomas ou sinais;


E o terceiro é o de que não há nada que se possa fazer contra a doença.


Homens


São esperados 295.200 novos casos entre os homens e o tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos será o de pele não melanoma, com 175.760 casos novos a cada ano, o que corresponde a 29% do total estimado. Depois desse, os cânceres mais incidentes serão:



  • próstata (61.200 novos casos/ano)

  • pulmão (17.330), cólon e reto (16.660)

  • estômago (12.920), cavidade oral (11.140)

  • esôfago (7.950), bexiga (7.200)

  • laringe (6.360)

  • leucemias (5.540).


Mulheres


Entre as mulheres, estima-se a ocorrência de 300.870 novos casos e as maiores incidências serão:



  • cânceres de mama (57.960)

  • cólon e reto (17.620)

  • colo do útero (16.340)

  • pulmão (10.860)

  • estômago (7.600)

  • corpo do útero (6.950)

  • ovário (6.150)

  • glândula tireoide (5.870)

  • linfoma não-Hodgkin (5.030)


Tecnologia na luta contra o câncer


Aplicativos para celulares e tablets têm auxiliado de forma satisfatória pacientes com câncer que contam com o apoio da tecnologia para administrar melhor as suas tarefas, interagir com outras pessoas ou receber informações acerca de vários assuntos. Veja alguns exemplos aqui.


Nós podemos. Eu posso.


O lema da Campanha de 2016 abrange seis recomendações:



  1. Escolher um estilo de vida saudável – Várias medidas podem ser adotadas a fim de reduzir o risco de câncer. Algumas opções saudáveis: não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol.

  2. Manter o peso adequado - As chances de desenvolver câncer aumentam substancialmente se a pessoa estiver acima do peso, daí a necessidade da haver um controle ao se adotar uma boa alimentação, além de manter-se ativo. Conforme as estatísticas, cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

  3. Ter uma alimentação saudável - A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Comer frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer. Estes são os principais alimentos protetores.

  4. Praticar atividade física- A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, conforme a rotina de cada um. Algumas dicas: caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

  5. Evitar a exposição solar das 10h às 16h –Na impossibilidade de não se expor ao sol, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure sempre as áreas com sombra, como árvores e marquises, pois elas reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

  6. Criar ambientes saudáveis – As escolas e os locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física. Os empregadores podem oferecer espaços com sombra para evitar a exposição solar de seus funcionários.


Veja como alguns aplicativos podem te ajudar a ter uma vida mais saudável.


Você pode participar


Você também pode participar dessa ação internacional, contribuindo para disseminar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Basta seguir as instruções abaixo:


1 - Escreva a mensagem na palma da sua mão “Eu posso. Nós podemos”.


2 - Tire uma foto e compartilhe no Instagram ou Facebook com as hashtags#‎NósPodemosEuPosso‬ e #‎ACCamargo‬.




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias