Blog

Dia Mundial da Diabetes

Atualizado em 14 de novembro de 2016


dia-mundial-diabetes


Celebra-se hoje o Dia Mundial da Diabetes, evento instituído para que se intensifiquem os alertas contra a doença. As campanhas de prevenção contam com o reconhecimento e o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo para o planeta.


O diabetes como epidemia


A doença pode provocar diversos sintomas, como sede intensa, poliúria (urinar muito), visão embaçada, tontura e perda de peso. Todavia, pode agir de forma silenciosa e traiçoeira, não emitindo quaisquer sinais de alerta. É sob este aspecto que os médicos recomendam, como atitude preventiva, manter hábitos saudáveis, com dieta balanceada e atividade física regular.


Detectado o diabetes, é preciso que a pessoa faça um acompanhamento adequado para se prevenir contra as complicações crônicas da doença e o endocrinologista deve ser consultado imediatamente.


O diabetes é considerado pela OMS uma epidemia que atinge a população mundial em função do crescimento, nas últimas duas décadas, no número de portadores da patologia. Conforme números da Federação Internacional, em todo mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença, enquanto no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o diabetes (tipos 1 e 2) atinge 10 milhões de pessoas, sendo notificados cerca de 500 novos casos por dia. É um dos fatores de risco para as doenças do aparelho circulatório que representam a principal causa de morte por doença no País.


Aplicativos que ajudam pacientes com diabetes


Aplicativos ajudam pacientes com diabetes


Para os pacientes do diabetes são exigidos alguns cuidados que os acompanharão pelo resto da vida, envolvendo também sua família. Torna-se necessário que se tome uma série de decisões relacionadas ao tratamento da enfermidade, como a medição da glicemia, a ingestão de medicamentos, os exercícios regulares e o ajuste nos hábitos alimentares.


Os portadores da doença podem ainda precisar de apoio psicológico. Especialistas ressaltam que todos os reflexos do tratamento são baseados nas decisões tomadas e, por isto, é fundamental que os pacientes tenham as informações corretas, devidamente ajustadas com as suas necessidades.


Existem atualmente muitos aplicativos que se dedicam especificamente às pessoas atingidas pelo mal, com enfoque no controle dos níveis de glicose no sangue, desde os que fornecem lembretes de uso de medicamentos até os que oferecem informações nutricionais. Alguns utilizam gadgets físicos em apoio a aplicativos, realizando, por exemplo, a coleta de sangue para uma rápida avaliação do paciente; enquanto outros estão focados no dia a dia dos pacientes, fornecendo informações para assegurar o seu bem-estar.


1 - Minsulim


Minsulin é um aplicativo que possibilita o cálculo da dose de insulina a cada refeição pela técnica de contagem de carboidratos e o compartilhamento das informações de glicemia, doses de insulina aplicada e quantidade em gramas de carboidratos ingeridos com seus profissionais de saúde pelo Minsulin Cloud.


— É fundamental conversar antes com o endocrinologista, até para preencher os dados iniciais no app. Depois, com o sensor, o médico poderá consultar a curva glicêmica na nuvem e receber mensagens de alerta no celular.


- Gratuito e disponível para iOS.


2 - GlicOnLine


O GlicOnLine, aplicativo que automatiza o tratamento, facilita o dia a dia do paciente e permite que médico e nutricionista possam acompanhá-lo pela internet. O aplicativo também ajuda as pessoas a ter uma dieta saudável, ainda que não sofra com os males da doença, controlando o nível de carboidratos com medidas caseiras. Além disto, os usuários estão livres da estressante e dura tarefa de fazer contas rotineiramente.


- Gratuito e disponível para Android.


3 - Companion MySugr


Funciona como um diário de bordo. Dispõe de um sistema de motivação, em que o usuário ganha pontos para cada entrada, ajudando o diabético a atingir metas pessoais de alimentação.


- Gratuito e disponível para iOS, Android e Web.


4 - Glucose Buddy


É um aplicativo de armazenamento de dados que permite aos usuários rastrear números de glicose, carboidratos, dosagens de insulina e controle de atividades físicas. Apresenta ainda uma vantagem adicional, possibilitando aos usuários acessar as informações a qualquer momento, uma vez que o aplicativo cria contas online.


- Gratuito e disponível para iOS e Android.


5 - Diabetes Pal


Semelhante aos dois citados acima, permite ainda que seu usuário faça o registro da pressão arterial, peso e duração do sono, além de disponibilizar espaço para que se possa adicionar notas. A interface redesenhada fornece gráficos extremamente visuais.


- Gratuito e disponível para iOS e Android.


6 - BlueStar Diabetes


Com este app, o médico consegue configurar parâmetros específicos para estender seus cuidados com o paciente. O software permite que ele tenha um tratamento personalizado, com assistência em tempo real, conforme seu plano de tratamento e de maneira adaptada a seu estilo de vida. Os níveis de glicose devem ser adicionados manualmente, com o programa armazenando os níveis glicêmicos, analisando e os exibindo em forma de gráfico, a fim de facilitar o acompanhamento e acesso às informações.


O usuário recebe orientações e dicas de atitudes, alimentos e medicamentos que devem ser consumidos em momentos de descontrole glicêmico, a fim de manter o controle da enfermidade. Com a possibilidade de todo o processo ser compartilhado com o médico, pois todos os dados podem ser exportados, desde os níveis glicêmicos, até os medicamentos tomados em determinado horário do dia. Além disso, o dispositivo traz informações bastante pertinentes sob o aspecto educacional, com explicações claras e ilustradas sobre a doença.


- Gratuito e disponível para iOS e Android.


7 - Diabetes:M


Aplicativo projetado para smartphones e tablets que tem como objetivo a ajudar os diabéticos a gerir melhor sua enfermidade e mantê-la sob controle. O app introduzem seus valores no diário e alimentam os registros em um diário. Quase todos os aspectos do tratamento são acompanhados, com a permissão de se gerir relatórios detalhados, gráficos e estatísticas para compartilhar via e-mail com o médico.


- Disponível para Android.


8 - TactioSaúde


É um aplicativo de controle da sua própria saúde, possibilitando ao usuário fazer gestão do seu bem-estar, como o acompanhamento do peso corporal, tamanho da cintura, Índice de Massa Corporal (IMC) e a relação cintura-altura.


Cada fator pode ser controlado individualmente, com a medição da pressão arterial, batimento cardíaco, nível de colesterol e glicose, além de acompanhar os passos diários dos exercícios e minutos de atividades. Conforme as variáveis, o software calcula os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.


- Gratuito e disponível para iOS e Android.


9 - VitaDock


Este é considerado um aplicativo completo, pois monitora índices e sintomas de Diabetes, Hipertensão, Temperatura e Peso, com ou sem a utilização de aparelhos extras. É uma ferramenta de controle glicêmico, que realiza o acompanhamento da necessidade de insulinoterapia, adequação de sinais vitais como temperatura, pressão arterial e frequência de pulso, e de sintomas do Diabetes e do peso. 


- Gratuito e disponível para iOS e Android.


10 - Dario


Lançado pela startup israelense LabStyle Innovations, este aplicativo é um medidor de glicose para celulares cujo objetivo é auxiliar os pacientes de diabetes a monitorar o nível de açúcar no sangue. O medidor é plugado diretamente em um smartphone e acessa um aplicativo que analisa e registra em tempo real as leituras de açúcar no sangue. Com isto, permite ao usuário controlar, diariamente, os níveis de glicose no sangue e as taxas de insulina injetadas no corpo, criando um mapa de tendências para orientar os pacientes a tomarem melhores decisões no decorrer do dia.


Além de dar informações acerca da saúde do paciente, o programa fornece orientações precisas sobre o que pode ou não fazer durante o dia em função do cuidado com sua saúde, uma vez que o diabetes pode acarretar problemas mais graves, como a cegueira.


- Gratuito e disponível para iOS e Android.


11 - TiaBeth.com


De grande utilidade tanto para o paciente, quanto para o médico, é gratuito e só é preciso cadastrar-se. Com o aplicativo, a doença pode ser controlada de uma maneira fácil e rápida. O médico poderá saber como está a glicemia de seus pacientes em tempo real, verificar se estão atingindo as metas do tratamento ou se é necessário haver uma mudança na estratégia da terapia com muito maior agilidade.


Contudo, além de fazer o cadastro, o médico deverá apenas pedir que seus pacientes procedam da mesma forma, para depois compartilharem as informações com ele.




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias