Blog

Diário de um Jovem Médico – Seriados Médicos

Diário de um Jovem Médico – Seriados Médicos


“Diário de um Jovem Médico” (“A Young Doctor’s Notebook”) é uma comédia dramática e recheada de ironias que tem feito bastante sucesso ao abordar a carreira do médico Vladimir Bomgard, encarnado pelo ator Daniel Radcliffe (protagonista da franquia de filmes da saga “Harry Potter”). As ações transcorrem em uma pequena vila na Rússia e são baseadas nas histórias de Mikhail Bulgakov, cujos contos ficaram conhecidos como “A Country Doctor’s Notebook”, relatando o início turbulento do jovem na profissão, tendo como fio condutor da narrativa o seu Eu mais velho e experiente.


As duas temporadas da minissérie inglesa têm quatro episódios cada e neles os telespectadores acompanham as histórias inspiradas na experiência do próprio Bulgakov como um jovem médico recém-formado praticando em um hospital de uma pequena aldeia na época da Revolução Russa, em 1917, sem que seu nome seja revelado durante o primeiro ano.


A história começa em Moscou, em 1934, com Vladimir já adulto, encontrando o diário que contém o relato de suas “desventuras” como recém-formado, quando o jovem tenta se adaptar à rotina do hospital, com seus processos hospitalares, vivenciando a partir daí os fracassos juntamente com a equipe à qual se integra. Adulto, ele é alvo de uma séria investigação, por prescrever diversas receitas de morfina para si mesmo, que ameaça colocar um ponto final em sua carreira.


O diário é encontrado quando seus pertences são inspecionados e sua vida virada de cabeça para baixo. Em suas lembranças estão os fatos vividos logo após deixar Moscou para assumir a liderança em uma clínica médica em um vilarejo no meio do nada. Com os recursos limitados e sob a ambientação de uma nevasca permanente, Vladimir fica isolado com seus comandados e pacientes, para lutar sozinho contra uma depressão que se iniciava. O médico tenta lidar com seu vício, lê o diário e revive algumas de suas memórias, interagindo de uma forma bastante interessante com sua versão mais nova em uma tentativa de corrigir seus erros.


https://www.youtube.com/watch?v=C4QquK0aM8Q


“Diário de um Jovem Médico” foi realizado tendo como fonte a obra homônima escrita por Mikhail Bulgakov nos anos 20, na qual conta suas experiências como médico, antes de se voltar para a carreira literária. Vendida para países como Alemanha, Turquia e Israel, a produção conquistou audiência média de 800 mil telespectadores no Reino Unido, onde foi exibida originalmente pelo canal Sky Arts. No Brasil, a série estreou no canal pago HBO dia 19 de julho de 2013, às 22h.




Compartilhe