Blog

8 dicas para você cair no sono

dormir2


O segredo para se ter um dia produtivo é ter uma boa noite de sono. E um sono de qualidade é essencial para uma boa disposição. O sono de qualidade é alcançado através de alguns cuidados e hábitos que devem ser adquiridos e evitados ao se preparar para dormir.


Crie uma rotina para dormir


A partir do momento que você cria rotinas, seu organismo reage se acostumando a elas. E na hora do sono não pode ser diferente: crie boas rotinas para relaxar na hora de pegar no sono, como beber um chá, ler um livro, tomar um banho relaxante. Assim, seu corpo começará a assimilar estas ações ao sono e te fará relaxar e pegar no sono mais facilmente.


Ambiente adequado para o sono


Tente deixar o ambiente o qual você dorme o mais aconchegante possível. Verifique condições como temperatura ideal e cuide para que a iluminação e os sons exteriores tenham a menor influência possível.


Evite o uso do celular


Na hora em que deitar para dormir, esqueça o celular! Muito usado para checar as últimas novidades da noite, dá a falsa sensação de que faz o sono chegar, mas é exatamente o oposto que ele causa: a luminosidade advinda de sua tela pode te fazer perder o sono e te agitar!


Respire Fundo


Quem nunca ouviu a expressão: respira fundo! sempre que alguma situação estressante nos acontece? E por que sempre nos falam isso? Porque o ‘respirar fundo’ tranquiliza e relaxa nosso organismo. E é justamente isso que precisamos na hora de dormir não é? Existem muitas técnicas por aí de controle de respiração para ajudar na hora do sono.


Esqueça os problemas


Ficar pensando em todos os seus problemas não te ajudarão a dormir. Pense em coisas boas, conte ovelhas, imagine lugares bonitos. A palavra da hora é: relaxe!


Esqueça o relógio


Não tem coisa pior que tentar dormir e não conseguir. E além disso assistir ao tempo passando vigiando o relógio. Por isso, tente mantê-lo longe de você durante este momento. Afinal, quanto mais angustiado e ansioso você ficar, mais o sono ficará distante de você.


Travesseiro


Procure por um travesseiro que te promova conforto. Existem vários tipos disponíveis no mercado, teste qual te satisfaça melhor. O ideal é que não seja nem muito duro e nem muito macio. Um travesseiro deve apoiar adequadamente cabeça e pescoço. Se tem acordado com dores e mal jeito, preste atenção à sua postura enquanto dorme e ao travesseiro utilizado! Prefira também os travesseiros hipoalergênicos, que evitam a aglomeração de pó e ácaros.


Alimentação e Atividade Física


Evite alimentos muito pesados e de difícil digestão antes de dormir. E atividades físicas muito perto da hora de dormir acordam seu organismo, o que pode te atrapalhar a dormir. O ideal é planejar bem o seu dia para realizar exercícios um tanto antes da hora de dormir!


Vale lembrar que se você sofre de insônia e distúrbios do sono e nenhuma das dicas acima resolveu o seu problema, então é hora de procurar um médico, que poderá lhe indicar qual o tratamento mais indicado para o seu problema.




Compartilhe