Blog

Dia Nacional da Vacinação

Atualizado em 17 de outubro de 2016


dia-nacional-da-vacinacao


Caderneta de vacinas é coisa somente de crianças até chegarem à adolescência, certo? Errado! Adultos também possuem algumas vacinas a serem tomadas e atualizadas nesta fase da vida, mas muitos não têm conhecimento disso. Portanto, nesse post listamos as principais vacinas que os médicos devem lembrar seus pacientes de tomar.


1- Tríplice Viral


Esta vacina protege contra 3 tipos de vírus, que são os causadores do sarampo, rubéola e caxumba e deve ser tomada em algum momento da vida adulta. Muitos médicos recomendam que se ainda não tomada, seja aplicada sua dose na época de frio, pois estes vírus citados são transmitidos pelas vias respiratórias.


2- Vacina contra Tétano e Difteria


Também conhecida como “Vacina dos 15”, devido à idade em que é aplicada, deve ser atualizada a cada 10 anos. Contudo, hoje em dia existe a versão atualizada desta vacina, chamada de Tripla Bacteriana Adulto, que protege também contra a coqueluche, uma doença do trato respiratório causada por uma bactéria e que é altamente transmissível.


3- Anti-Pneumocócica


Já disponível nos postos de saúde para maiores de 50 anos, é uma vacina de dose única e altamente indicada para pessoas que já possuem algum problema de saúde como diabetes, asma e problemas cardíacos. Reduz o risco de infecções graves causadas pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae).


4- Vacina contra HPV (Vírus do Papiloma Humano)


O HPV é um vírus que pode causar sérios danos (inclusive tumores) tanto em homens quanto em mulheres. O câncer no colo do útero, por exemplo, é um tumor que só aparece em mulheres que já possuem o HPV, e nos homens, pode ocasionar diversos tipos de câncer nas região genital.


5- Febre Amarela


É aplicada gratuitamente em qualquer época do ano nos postos de saúde. Tem validade de 10 anos e é exigida em viagens para determinadas áreas do Brasil de outros países consideradas áreas de risco de transmissão da doença. É transmitida a partir da picada de um mosquito.


6- Vacina contra a hepatite B


Até os 24 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina contra hepatite B, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. A aplicação da vacina também continua de graça, quando o adulto faz parte de um grupo de risco.


7- Vacina contra o influenza (gripe)


A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares.


Sendo assim, doutor, não esqueça de conferir e cobrar a vacinação em dia de seus pacientes. E para ajuda-los o senhor pode indicar o aplicativo Vacinação em Dia que está disponível para Android, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.


Ele permite que o usuário controle as cadernetas de vacinação de toda a família. O app avisa sobre campanhas sazonais de vacinação ocorridas no país, detalha todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS, controla as cadernetas cadastrada calculando e emitindo alertas de quando se deve tomar novas doses das vacinas.




Compartilhe