Blog

Gripe x Resfriado

gripe_resfriado_blog


Apesar de serem doenças muito comuns e que afetam a maioria das pessoas principalmente no inverno, ainda há muita desinformação e crenças (erradas!) a respeito da gripe e resfriados.


Muitas pessoas acreditam que gripe e resfriado são a mesma enfermidade, porém isto não é verdade. Depois deste post você vai saber diferenciar perfeitamente a gripe do resfriado!


Agente Infeccioso


A primeira diferença entre elas é o agente infeccioso.A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias e é causada única e exclusivamente pelo vírus influenza (e suas variações), e os resfriados são causados pelos rinovírus e coronavírus (e tem mais de 200 tipos de vírus causadores).


Sintomas


O resfriado apresenta nariz obstruído, com secreção e entupido, espirros, e pode vir acompanhado de dor de garganta leve, febre discreta e pequeno mal-estar. Já a gripe, além dos sintomas citados para o resfriado, apresenta febre obrigatória, na casa dos 38,5ºC, podendo chegar a 40ºC, dores no corpo, mal-estar forte e dores de cabeça. E é muito comum que a pessoa fique debilitada e acamada, sem força nenhuma para realizar suas tarefas diárias.


O vírus influenza (da gripe) cai diretamente na corrente sanguínea, comprometendo traquéia, brônquios, pulmões e músculos, enquanto os vírus causadores de resfriados circulam apenas nas vias aéreas do paciente. Daí a possibilidade de complicações graves e até morte.


Portanto, lembre-se: se você está com coriza no nariz, peso na cabeça e irritação na garganta, você está resfriado, e não gripado! Se estivesse gripado, estaria derrubado na cama, sem condições até de levantar dela!


Duração dos sintomas


Os sintomas do resfriado normalmente duram de 3 a 4 dias e desaparecem espontaneamente enquanto os sintomas da gripe duram mais dias que isso.


Transmissão


A gripe e resfriado são ambos transmitidos por vírus, ou seja, onde há existência do vírus (uma pessoa infectada, por exemplo) poderá ocorrer a infecção de pessoas ali presentes. Então podemos afirmar que o frio, ventos e serenos não são os causadores destas doenças, como a maioria das pessoas ainda acreditam, e sim, a presença do vírus em ambientes fechados e sem ventilação (muito comum no inverno), através dos espirros e tosses de pessoas já infectadas.


Tratamento


Pessoas resfriadas e gripadas necessitam de repouso e máxima hidratação através da água, sucos e outros líquidos que forneçam um mínimo de suporte calórico. E para alívio sintomático, poderá utilizar (sob orientação médica, é claro) analgésicos, antitérmicos e descongestionantes nasais (no caso de nariz entupido) e xaropes que ajudem na eliminação das secreções (no caso de tosses).


Prevenção


Alguns cuidados podem ser tomados para evitar que você contraia um resfriado ou gripe, sendo eles:



  • Higienizar as mãos sempre que possível: pessoas contaminadas com o vírus podem contaminar outras pessoas e objetos através de suas mãos. Portanto, lave sempre suas mão com água e sabão sempre que possível, principalmente após utilizar transportes públicos e passar por aglomerações de pessoas.

  • Lavar as narinas com soro fisiológico: com a baixa umidade do ar durante o inverno, é comum o ressecamento das mucosas nasais, o que ocasiona a diminuição da produção de secreção que possui o anticorpo IgA que ajuda a barrar a entrada dos agentes infecciosos virais e bacterianos. Portanto, o soro fisiológico evitará este ressecamento, evitando assim a ausência dos anticorpos.

  • Evitar aglomerações: grandes aglomerações de pessoas facilitam (e muito!) a transmissão de vírus da gripe e resfriado, pois torna-se muito fácil entrar em contato com gotículas de saliva e secreções originadas por espirros e tosses de pessoas contaminadas.

  • Ingerir proteínas: a proteína é o principal nutriente responsável pela produção de anticorpos que protegem nosso organismo contra infecções. Daí, a importância de se ter uma dieta bem balanceada e rica em proteínas (de origem animal ou vegetal).

  • Manter distância de 1 metro de pessoas gripadas e resfriadas: pessoas contaminadas com o vírus da gripe e resfriado espalham pelo ambiente o vírus através de gotículas de sua saliva e secreções, os quais poderão infectar outras pessoas. Tente, sempre que possível, manter no mínimo uma distância de 1 metro da pessoa para evitar a transmissão. Mas lembre-se: você não deve isolar a pessoa ou não querer chegar perto dela!


E para o vírus da gripe existe ainda a vacina própria (falamos dela neste post aqui).




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias