Blog

Tudo o que você precisa saber sobre a vacina contra gripe

vacinacao_gripe_blog


A campanha nacional de vacinação contra a gripe do Governo Federal começou no dia 4 de maio e se estende até dia 22. O Ministério da Saúde está distribuindo 54 milhões de doses da vacina gratuitas na rede pública de saúde e tem como meta conseguir pelo menos com que 80% do público alvo seja vacinado.


O Governo realizou neste sábado, dia 9, o chamado “Dia D” da campanha de vacinação, que visou informar e convocar a população para a vacinação.


No ano de 2014 a meta de vacinação estabelecida pelo governo não foi atingida tendo de ser prolongada para além do prazo inicial. Sabe-se que um dos principais motivos desta baixa adesão à vacinação é a falta de informações sobre a vacina. Para ajudar a quem ainda possui dúvidas sobre este assunto (ou se encontra totalmente desinformado), preparamos este post especial com informações importantes sobre a vacinação contra gripe.


O que é?


A vacina contra gripe é produzida pelo Intituto Butantan e oferece proteção contra três tipos do vírus influenza: B, H1N1 e H3N3.


Por quê vacinar?


Segundo o Departamento de Influenza e Virologia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia a incidência de gripes e resfriados aumenta de 5 a 7% durante o inverno, devido às aglomerações em locais fechados e sem ventilação. A vacina evita que as pessoas contraiam a doença ou a contraiam em uma forma mais branda, sem complicações. E tem mais, segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a vacina pode evitar 45% das internações e 75% das mortes por complicações da doença!


Quando devo vacinar?


A vacina deve ser tomada a cada ano, sempre que houver a campanha nacional, pois o vírus da gripe é mutante, obrigando a vacina a variar também, daí a necessidade de vacinação a cada ano.


Quem deve vacinar?


O público-alvo da vacina são as pessoas com mais de 60 anos, indígenas, profissionais da saúde e sistema prisional, população carcerária, gestantes, mulheres com até 45 dias depois do parto e doentes crônicos (como obesos, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca). Estes últimos devem apresentar no ato da vacinação uma prescrição médica.


Quem não pertence ao público-alvo, pode vacinar?


Quem não pertence ao público-alvo acima citado poderá vacinar, porém não de forma gratuita e devem recorrer às clínicas da rede privada.


Quem não deve vacinar?


A vacina não deve ser aplicada em crianças com menos de 6 meses, pessoas que já apresentaram reações alérgicas graves à vacina, pessoas com histórico de reação anafilática a outras doses e pessoas que tem alergia grave a ovo de galinha e derivados.


Onde está sendo realizada a vacinação?


A vacina está disponível nas unidades de saúde dos municípios de todo o Brasil.


Até quando vai a vacinação?


A vacina estará sendo oferecida do dia 4 de maio até o dia 22 de maio de 2015.


O que é necessário para vacinar?


Se você se encaixa no público-alvo você deverá comparecer à unidade de saúde municipal mais próxima de você, munido de cartão de vacinação e documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais deverão apresentar também uma prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina. Vale lembrar que pacientes cadastrados em programas de controle do SUS devem se dirigir obrigatoriamente aos postos os quais se encontram registrados para receberem sua dose, sem a necessidade de apresentação da prescrição médica.


Quais os efeitos colaterais da vacina?


Ao contrário do que todos pensam, quem receber a dose da vacina não contrairá o vírus da gripe. Algumas pessoas até apresentam os sintomas da gripe, como mal-estar e febre, porém são minoria, cerca de 5% somente das pessoas imunizadas, e trata-se de uma resposta imunológica sem riscos, ou seja, a ação dos anticorpos do organismo ao vírus, e não da gripe em si. Portanto, se você está deixando de vacinar com medo de ficar gripado após a vacina, pode deixar este medo de lado! A vacina é composta pelo vírus morto da gripe.


E aí, restou alguma dúvida? Se você faz parte do público-alvo e não se vacinou ainda, corra para o posto de saúde mais próximo de você e se proteja já contra a gripe! Compartilhe este post com seus familiares e conhecidos! Gripe é coisa séria! Muitas pessoas ainda precisam destas informações!




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias