Blog

Equipamentos médicos de segunda mão. Será?

Atualizado em 03 de agosto de 2016


equipamentos_medicos_novos


É muito comum querermos economizar na hora de comprar algum bem. Pechincha e reuso são formas muito utilizadas de economia e diga-se de passagem, bem efetivas. A pechincha não tem contra-indicações e deve ser praticada sempre. Valores devem sempre ser negociados por ambas as partes antes de efetivar uma transação de compra e venda.  


Já o reuso, ou seja, a aquisição de itens de ‘segunda mão’ é uma ideia totalmente sustentável, pois ajuda a diminuir o desperdício e consumismo, mas deve ser bem analisado, levando sempre em consideração o tipo de item a ser negociado.


Uma peça de roupa, um acessório da moda, calçados ou itens de decoração não oferecem perigo nenhum, basta negociar o seu valor, analisar se está tudo inteiro e em ordem, concretizar a negociação e aproveitar o item recém adquirido. Mas não podemos dizer o mesmo dos equipamentos médicos e odontológicos, por exemplo.


O certo a se fazer


Não é difícil encontrarmos pela internet afora, anúncios de compra, venda e troca de equipamentos médicos e odontológicos já usados, apesar deste tipo de comércio ser proibido. Deve-se atentar ao fato de que este tipo de prática pode ocasionar graves acidentes aos seus pacientes e no caso de equipamentos eletrônicos, gerar imagens e diagnósticos ‘furados’ e totalmente errôneos.


Afinal, qual a garantia de que estes equipamentos adquiridos ainda se encontram em perfeitas condições de uso? Como garantir que todas as suas peças são originais e que sofreram toda a manutenção necessária?


Uma dica


Lembre-se sempre que é a saúde e segurança dos profissionais que manipulam estes equipamentos e dos pacientes que o utilizam que está em jogo. E isto, dinheiro nenhum economizado poderá pagar!


Ao adquirir um equipamento, exija sempre o registro da Anvisa válido e respeite sempre as regras impostas pelo fabricante, como periodicidade de manutenção, assistências técnicas autorizadas e correta utilização e instalação de acordo com os termos do manual do fabricante.


Segurança e saúde sempre em primeiro lugar!




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias