Blog

Tudo o que você precisa saber antes de enviar um email

etiqueta_email_blog


A educação rege o mundo (ou pelo menos deveria reger). Devemos respeitar regras e pessoas. Mas muita gente acha que só porque está atrás de uma tela pode sair falando (e fazendo) tudo o que quer e que não tem coragem de fazer no ‘mundo real’. Porém não é bem assim. Existem sim, regras de etiqueta para o mundo virtual.


Chamado de Netiqueta (um trocadilho entre as palavras inglesas networking e etiquette), é um conjunto de recomendações de condutas sociais a serem seguidas em comunicações via internet para que se evitem mal entendidos em chats, redes sociais, emails, fóruns, etc.


Se você se comunica muito na internet através de emails, então você vai gostar de ler essas dicas:



  1. Evite escrever textos em letras maiúsculas na internet. Elas geralmente representam que a pessoa está gritando. E creio que não é isso que você quer, não é?

  2. Evite excesso de cores e formatações no corpo do email

  3. Evite dividir frases em muitas linhas

  4. Em textos longos, lembre-se de utilizar parágrafos, deixando uma linha em branco entre eles. A leitura ficará muito mais agradável!

  5. Evite o uso de emoticons, gifs e outros em meio à textos e conversas

  6. Não esqueça da pontuação em seus textos e mensagens. A falta dela pode dificultar (e muito!) a leitura e gerar enganos na interpretação.

  7. Não precisa ser um expert em gramática, mas tente respeitar as regras gramaticais e escrever em bom português. Não é porque se está na internet que não se deve escrever corretamente!

  8. Evite envio de correntes. A maioria das pessoas não gostam de recebê-las!

  9. Se você tem uma empresa e utiliza o serviço de newsletters, cuidado para não ser muito invasivo com seus clientes. Envie emails somente quando necessário! Ninguém gosta de ter sua caixa de entrada inundada com os famosos spams (mensagens de propagandas).

  10. Se você faz parte de grupos de emails, cuidado com o que envia e compartilha! Grupos consistem em várias pessoas receberem os mesmos emails ao mesmo tempo através de um mesmo endereço, o que pode gerar grandes confusões!

  11. Para enviar um mesmo email à várias pessoas ao mesmo tempo sem que elas saibam os outros destinatários, utilize o campo CCO (Com Cópia Oculta).

  12. Não encha a caixa de entrada de seus contatos de emails ‘fofinhos’ e ‘bem humorados’ (a não ser que a pessoa goste e deixe claro isso para você!)

  13. É interessante manter contas separadas de emails para assuntos pessoais e profissionais. Assim, muitos enganos podem ser evitados!

  14. Para endereços de email utilizados para contatos profissionais, procure utilizar endereços sóbrios e sérios, de preferência que representem facilmente você, sua marca ou empresa.

  15. Adapte a linguagem utilizada ao seu destinatário. Por exemplo, se a mensagem é para um contato profissional, utilize uma linguagem mais formal, sem gírias e sem internetês (apelido para a linguagem utilizada na internet, com ‘palavras próprias’ e muitas abreviações).

  16. Preencha sempre o campo Assunto com o tema a ser tratado na mensagem ao enviar email a alguém. Isso pode facilitar muito a vida de quem está sempre ocupado, com pouco tempo e muitos emails na caixa de entrada!

  17. Muita atenção ao digitar (ou anotar) o endereço de email de alguém. Um simples ponto, hífen ou letra a mais ou a menos fazem toda a diferença, e a sua mensagem pode ir parar nas mãos de uma pessoa totalmente diferente!

  18. Lembre-se que emails podem ser interceptados (assim como muitas coisas na internet). Portanto, cuidado com as informações que compartilha!

  19. Evite abrir emails de remetentes duvidosos e desconhecidos. Eles podem fazer algum mal à sua máquina!

  20. Evite clicar em links e baixar conteúdos recebidos via emails de procedências duvidosas (até mesmo se o remetente pertence à sua lista de contatos). A maioria destes links são vírus. Na dúvida, entre em contato com o remetente e confirme a veracidade do email.

  21. Evite fornecer informações pessoais e confidenciais via email para empresas e instituições. Muitos golpes são praticados via email! Na dúvida, entre em contato com a pessoa ou empresa do email e confirme a veracidade da mensagem.

  22. Você pode configurar uma assinatura padrão para seus emails. Assim, ao enviar um email a assinatura será adicionada automaticamente no final da mensagem.


Essas dicas foram direcionadas ao uso do email, mas podem (e devem) ser adotadas sempre que possível nas demais esferas da comunicação virtual. Além dessas dicas, vale sempre lembrar das dicas de ouro de educação que recebemos no berço como: não xingar, não faltar com o respeito ao próximo, não fazer com o outro o que não gostaríamos que fizessem conosco, pois apesar de ter uma tela nos separando, de ambos os lados são humanos interagindo. Não importa o meio utilizado para comunicação, o respeito, a educação e a cordialidade deverão sempre vir em primeiro lugar!




Compartilhe