Blog

Tecnologia e saúde: aliadas ou inimigas?

saude_blog


É fato que a tecnologia chegou para ficar e facilitar (e muito) a nossa vida. O tempo todo ela está presente em nossas vidas. Sabemos listar inúmeras vantagens e benefícios da mesma. Mas já paramos para pensar nas consequências (ruins) que ela pode nos trazer?


Se utilizada em excesso, a tecnologia pode nos tornar viciados, ou seja, não largamos o telefone para nada, deixamos de realizar tarefas cotidianas, de nos relacionar com as pessoas à volta e nos tornamos pessoas nervosas e ansiosas quando estamos ‘’offline’’.


Mesmo que não tenha sido comprovado cientificamente a relação celular/câncer, muito se discute e se suspeita sobre isso. Portanto, o ideal é tentar evitar a longa exposição desnecessária ao dispositivo.


Longas horas de exposição em frente à uma tela de computador podem cansar a visão e causar ressecamento das vistas (pois em frente a uma tela luminosa, piscamos bem menos), além de dores de cabeça, visão embaçada e ardência dos olhos. Portanto, para evitar esses problemas:



  • Posicione o monitor 10° a 20° abaixo do nível dos olhos

  • Mantenha a distância de 60 cm da tela

  • Dê preferência aos monitores LCD antirreflexivos e de tamanho mínimo de 17 polegadas

  • Evite o excesso de luminosidade em ambientes de lâmpadas e luz natural, pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual

  • Regule a tela com o máximo de contaste (e não de luminosidade)

  • Pisque voluntariamente

  • Dê uma folga de 5 a 10 minutos da frente do computador.


A má postura em frente ao computador também é vilã, e pode gerar sérios problemas à coluna, desde simples dores musculares até artrose, bico de papagaio e hérnia de disco. Fique atento à forma como se senta para trabalhar no computador! Leve em consideração a cadeira que se senta, a altura da mesma, a altura da mesa em que se apoia e a altura do monitor em relação à sua visão.


Longos períodos digitando em computadores (e smartphones também) podem trazer Lesões por Esforço Repetitivo (a famosa LER) e tendinites.


A luz emitida pela tela do computador pode causar danos à pele, pois como já é sabido, não somente os raios solares ultravioleta A e B (UVA e UVB) emitidos pelo sol geram estragos na pele, a luz artificial também pode ser bem nociva! Então, abuse sempre do filtro solar e esqueça a ideia que ele deve ser usado somente na praia e piscina!


A iluminação gerada pela tela de um smartphone, computador ou tablet na hora de dormir pode trazer transtornos do sono. Evite o uso destes equipamentos quando estiver se preparando para o descanso!


Passar inúmeras horas em frente a uma TV e/ou computador pode levar à obesidade e diabetes, devido ao sedentarismo e ócio gerado pela atividade. Então, cuidado! Tente inserir em sua vida uma rotina de exercícios físicos para se exercitar e opte sempre por uma atividade saudável ao invés de ficar navegando na rede e assistindo TV!


Ter em mente que os excessos podem gerar danos à saúde e se preocupar em como evitá-los e/ou minimizá-los é essencial para evitar problemas futuros e conseguir cuidar bem da sua saúde, tendo assim a tecnologia como uma aliada, e não uma inimiga!




Compartilhe