Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter

twitter_blog


Um passarinho azul me contou que ainda existem muitas pessoas que não sabem o que é o Twitter. Então, realizando o desejo dele, nesse post vamos explorar um pouco mais a fundo esta rede social de 140 caracteres.


O Twitter surgiu em 2006 e foi criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass nos EUA e tinha como ideia inicial ser uma espécie de “SMS da internet” (isso mesmo, SMS, aquelas mensagens de texto que enviamos de um celular para outro), ou seja, permitir apenas pequenas mensagens de seus usuários para o mundo que lembrassem “gorjeios” de pássaros - daí o nome Twitter e a limitação de 140 caracteres por mensagem!


Para entrar no Twitter é bem simples: o usuário cria uma conta para si e escolhe o seu nome de usuário (que será no padrão @nomedousuário e será a forma de identificação e interação do usuário dentro da rede social). Para criar a conta, o usuário precisa fornecer nome completo, endereço de email, criar uma senha de acesso e o nome de usuário.


A ideia central do Twitter é bem simples: é transformar o seu perfil em um microblog, onde cada postagem é chamada de tweet e possui no máximo 140 caracteres (nem um a mais mesmo!). Nos twittes você pode compartilhar texto, links, imagens, vídeos ou um mix deles. Se for divulgar links, melhor utilizar um encurtador de URL para não gastar seu limite de caracteres só no link! Exemplos de encurtadores de URLs são os sites TinyUrl e o bitly.


Seus tweets podem ficar visíveis para qualquer um ou somente para seus seguidores. Os seus amigos no Twitter são chamados de Seguidores (followers), isto é, um seguidor seu, receberá todos os seus tweets na timeline dele. Se você deseja receber os twittes de alguém em sua conta, você então deve começar a Seguir este usuário. E lembre-se: a recíproca não é verdadeira! Você pode seguir alguém e este alguém não te seguir, e vice-versa!


As interações no Twitter são basicamente as seguintes:



  • Responder


Responde diretamente aos tweets de outros usuários.



  •  Retweetar


Semelhante à funcionalidade Compartilhar do facebook. Você estará repetindo o tweet de algum seguidor em sua própria conta (e o crédito é devidamente associado ao autor do tweet!).



  •  Direct Messages


Uma espécie de chat do Twitter. Você troca mensagens privadas com outro usuário da rede.



  •  Curtir


Também semelhante à funcionalidade homônima do facebook, sinalizando que você gostu daquele tweet publicado.



  •  Hashtags


São palavras (na forma #hashtag) sobre um assunto que servem como índice para buscas por outros usuários da rede. As hashtags (já fizemos um post inteiro sobre elas e você pode conferir aqui) tiveram início no próprio Twitter e caíram tanto no gosto do público, que acabaram sendo adotadas por outras redes sociais como o Facebook e Instagram.



  •  Trending Topics


São os assuntos do momento, ou seja, as hashtags mais publicadas em tempo real no Twitter.


Sua timeline no Twitter é atualizada automaticamente de tempo em tempo, em ordem cronológica, ou seja, os tweets mais do topo são os mais recentemente postados. É uma rede social dinâmica e direta. Muitas marcas, empresas e figuras públicas adotaram o Twitter como forma de se aproximar e interagir diretamente com seu público. Hoje em dia é muito comum as campanhas publicitárias das mais variadas marcas e causas criarem uma hashtag própria e divulgá-las pelo Twitter, incentivando e difundindo o uso por seus seguidores. E essa ideia pode ser usada por qualquer um. E aí, animou a criar sua conta?




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias