Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o LinkedIn

linkedin_blog


O LinkedIn é uma rede social de cunho profisisonal, vamos assim dizer. Seu perfil cadastrado funciona como uma espécie de Curriculum Vitae. Você informa nele seu nome completo, dados para contato, ocupação atual, formação acadêmica, experiências, especializações, habilidades, competências, cursos, trabalhos voluntários e assim por diante.


Tem por missão ajudar na conexão entre profissionais de todo o mundo permitindo que se tornem mais sucedidos e produtivos. Através desta conexão com outros profissionais, você acaba por criar a sua rede (o que no vocabulário business seria a sua Networking).


O LinkedIn te dá a possibilidade de se conectar a profissionais da mesma área que a sua (ou de seu interesse), recrutadores (os famosos headhunters), professores, etc.


O conteúdo do LinkedIn é estritamente profissional, então esqueça aquelas mensagens fofas cheias de carinho e sentimentalismo que existem nas outras redes sociais. Lá, o objetivo é construir a sua imagem profissional.


Muitas empresas criam seu perfil no LinkedIn (o que funciona como uma página no facebook) e os usuários podem seguí-lo, o que significa que você visualizará em sua Home (a sua página inicial/principal) todas as informações que essa empresa publicar.


As interações no LinkedIn se assemelham muito às do facebook: o Gostei é a mesma coisa que o Curtir, ou seja, demonstra que você se interessou e aprovou uma determinada publicação, o Comentar é o ato de deixar um recado/opinião quanto àquela publicação e o Compartilhar é divulgar a publicação (com os devidos créditos à quem a publicou primeiro) em seu próprio perfil para todas as suas conexões (isso mesmo, o que no facebook chamamos de amigos, no LinkedIn é chamado de conexões).  


Há ainda o recurso de Grupos, onde ocorrem divulgação de vagas e debates sobre assuntos diversos. Quanto mais você interage em um grupo, mais visto você é, e com isso, mais chances de boas oportunidades aparecem para você! O conteúdo dos grupos passa pelos mais variados interesses.


Portanto, se você busca por um novo emprego ou um novo funcionário, LinkedIn é o lugar! E caso você esteja buscando uma vaga, vale a pena a lida deste artigo aqui para saber como evitar gafes e tornar o seu perfil mais atraente e visitado!


 




Compartilhe