Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Instagram

instagram_blog


O Instagram é uma rede social de fotos e pequenos vídeos que caiu no gosto do povo.


A ideia é básica: tirar uma foto do que (ou quem) deseja, aplicar efeitos visuais (os chamados filtros) para embelezá-la ainda mais, escrever uma legenda, adicionar hashtags, marcar pessoas, adicionar a localização e finalmente (ufa!) postar no Instagram. E se desejar, poderá divulgá-la simultaneamente no facebook, twitter, tumblr, flickr e foursquare (logicamente você deverá possuir uma conta em cada rede social dessa para poder realizar a postagem!).


A variedade de conteúdo no Instagram é grande. Usuários compartilham suas rotinas de exercícios físicos, dietas para emagrecer e manter a forma, viagens, frases, animais, eventos cotidianos, promovem produtos e serviços e muito mais.


Começando no Instagram


Para entrar no Instagram, você deverá primeira e logicamente, baixar e instalar o app do Instagram em seu smartphone (Android aqui, iPhone aqui e versão BETA para Windows Phone aqui) e se cadastrar ou entrar com sua conta do facebook.


Timeline


A página inicial do aplicativo é a timeline, que mostra as fotos (e vídeos) recentemente compartilhadas por seus amigos. Você consegue visualizar a foto e legenda abaixo da mesma, e poderá curti-la (com dois toques em cima da foto) e comentá-la. As curtidas de cada usuário vão sendo somadas e exibidas abaixo de cada foto.


Interação


Para citar um usuário, basta utilizar a forma @nome_do_usuário. Você ainda é capaz de visualizar todas as atividades realizadas em seu perfil (como curtidas e comentários recebidos e marcações em fotos) e as atividades de seus amigos (as fotos que eles curtiram, quem eles começaram a seguir, etc).


Privacidade


A sua conta pode ser privada, ou seja, quem quiser te seguir e ver suas publicações vai ter que te enviar uma solicitação, e você poderá aceitar ou não. Se optar pela conta não privada, as suas publicações ficam abertas a qualquer usuário do Instagram que chegar a seu perfil. Para tornar a sua conta privada, entre no seu perfil, vá até Opções e ative a opção Conta Privada.


Hashtags


Um recurso muito utilizado no Instagram além das curtidas nas fotos são as hashtags. ‘Importadas’ do Twitter, possuem a mesma finalidade: tornar uma publicação (que no caso é uma foto ou vídeo) indexável para buscas.


Explicando melhor: você posta uma foto em um congresso e junto à legenda escreve #medicina. Outros usuários do Instagram que buscarem pela hashtag #medicina (ou clicarem sobre a hashtag #medicina) poderão visualizar a sua foto (e outras fotos mais que estão ‘marcadas’ com essa hashtag) e poderão interagir com ela, curtindo e comentando. Por isso, vai ser comum você se deparar constantemente com fotos de usuários com uma enchente de hashtags!


Saiba como surgiu, como usar e porque usar as hastags.


Uso profissional


Devido ao grande alcance do Instagram atualmente, vem surgindo muitas funcionalidades extras, como por exemplo, o comércio de produtos via própria rede social. Através do Arco, por exemplo, o vendedor se cadastra (associando uma conta do PayPal), realiza algumas configurações em sua conta e após isto poderá publicar fotos na sua conta do Instagram e permitir que os seus seguidores comprem seus produtos através de um simples comentário “Comprar”. 


Se você preferir, você pode visualizar (e no máximo curtir, comentar e seguir outros usuários) pelo seu computador, através do site do Instagram. Que tal  criar sua conta agora?


Instagram para médicos


Os médicos não estão alheios a isso e se conscientizam cada vez mais acerca de como utilizar as novas tecnologias para alavancar o desempenho de suas clínicas e consultórios. Sabem que a atualização deve ser permanente, a fim de que não percam seus pacientes por não divulgar corretamente seu trabalho.


Doutor, veja como você pode usar o Instagram para alavancar seu consultório.




Compartilhe