Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Facebook

facebook_blog


Que o facebook é a rede social mais utilizada nos dias atuais e que serve para interação entre as pessoas ao redor do mundo, isso todo mundo já sabe. É gratuita e cada pessoa cria o seu perfil pessoal e alimenta sempre que desejar com informações sobre suas preferências, rotinas, fotos, vídeos, comentários, interações com os amigos, bate-papos, etc.


Apesar do grande alcance e da facilidade de se entrar no facebook, muitas pessoas ainda desconhecem a rede ou suas funcionalidades. Neste post, vamos tentar mudar isso! Pronto?


História


O The Facebook (nome inicial da rede) foi fundado por Mark Zuckerberg com ajuda dos colegas Eduardo Saverin (brasileiro), Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, que na época eram estudantes da Universidade Harvard (localizada em Cambridge, Massachusetts - Estados Unidos) em 2004. Nesta época, os usuários da rede eram somente alunos da própria universidade e tinha por objetivo permitir que os alunos escolhessem os amigos mais atraentes através da rede. Porém, com a grande repercussão que a ‘ferramenta’ tomou, se expandiu pra outras universidades e posteriormente para o mundo todo, permitindo que qualquer pessoa se cadastrasse.


Estrutura


O ingresso à rede social é gratuito e qualquer pessoa no mundo pode se cadastrar. Para o cadastro, é necessário informar dados como seu nome completo, e-mail ou telefone celular (que será o seu login), senha para acesso, data de nascimento e sexo. Após o cadastro inicial, você pode completar o seu perfil com foto, foto de capa, local de trabalho, cidade que nasceu, cidade que mora, informações de contato, etc.


Ao logar na sua conta do facebook, você tem duas possibilidades de visualização:



  • Timeline


Ao logar no facebook, você é direcionado diretamente para a sua timeline (em português, linha do tempo). É nesta linha que você acompanha todas as atividades dos seus amigos e páginas que curte ao longo do tempo. Para navegar, basta ir descendo a barra de rolagem da página. A quantidade de publicações vai depender da periodicidade com que seus amigos e páginas postam informações. Você pode interagir com estas postagens, curtindo, comentando e compartilhando (vamos falar disso mais abaixo).



  • Perfil


Ao clicar sobre o seu nome, você é direcionado para o seu perfil. Nele você visualiza somente as atividades relacionadas a você como as postagens que você realizou ou foi marcado, suas fotos, suas informações, etc.


Amigos


Através das chamadas solicitações de amizades, você pode adicionar (e ser adicionado por) amigos à rede. A partir deste momento você receberá as atualizações deste amigo e poderá manter contato direto com o mesmo por meio de postagens diretas e mensagens de chat e vice-versa.


Páginas


Empresas, figuras públicas, marcas e quem mais desejar podem criar as chamadas páginas no facebook. As páginas funcionam basicamente como um perfil comum de uma pessoa qualquer, porém com algumas funcionalidades a mais, como: possibilidade de transformar as publicações em anúncios para aumentar a visibilidade do mesmo pelos seguidores, resumo e estatísticas das atividades realizadas pelos usuários na página.


Uma página possui seguidores (é como se, ao invés de adicionar o amigo à sua lista, você curte a página e passa a receber todas as informações da mesma na sua timeline).


Por exemplo, grandes revistas e jornais utilizam suas páginas do facebook para manter seus seguidores atualizados com as notícias mais recentes, como a Revista Época, Veja, O Globo, Folha de São Paulo, Estadão.


Atividades


São várias as atividades que podem ser realizadas a partir do facebook e as mais utilizadas são:



  • Publicações (ou posts)


As publicações são todas as informações que você publica e deseja que seus amigos e seguidores visualizem e interajam com você. Estas publicações podem ser vídeos, links, textos, fotos ou um misto destes. Você pode publicar quantos posts desejar, a qualquer momento (mas é sempre bom ter bom senso quanto a quantidade e qualidade do que você posta, hein!).


A cada publicação, você pode configurar quem poderá vê-la (todo mundo, somente seus amigos, ou somente quem você permitir).



  •  Curtidas


Pode ser considerado o símbolo mais difundido do facebook. Representado por uma mãozinha dando o sinal de ‘joinha’, significa que você gostou, concordou com uma determinada publicação (que pode ser uma foto, um texto, um link, um vídeo ou um conjugado destes). Cada curtida de usuário é contabilizada abaixo de cada publicação na timeline. Portanto, pode funcionar como um termômetro: quanto mais curtidas, mais popular foi o post!



  •  Comentários


Você curtiu um post de amigo ou página e deseja escrever algumas palavras. Deve usar então os comentários. O espaço encontra-se ao lado do botão Curtir de cada publicação. Basta clicar em Comentar e escrever o seu textinho e enviar! A partir dos comentários podem surgir interações entre vários usuários ao mesmo tempo. Lembre-se que os comentários são sempre públicos e ficarão visíveis para todos da rede!



  •  Compartilhamentos


Viu alguma publicação que achou interessante e quer mostrar para os seus seguidores e amigos em sua página/perfil? Então você deverá usar a opção Compartilhar, e a partir daí seus amigos e seguidores poderão visualizá-la e interagir com você a partir da sua própria página/perfil.



  • Check-ins


Fazer um check-in no facebook é nada mais do que mostrar a seus amigos aonde você está em um determinado momento. Por exemplo, estou no Restaurante X e gostaria de compartilhar isso com meus amigos do facebook. Então, eu abro o meu facebook, vou no Status, seleciono para adicionar a localização e procuro pelo estabelecimento que estou e publico. Pronto! Agora meus amigos saberão que neste momento estou no Restaurante X (e se desejar ainda, você poderá informar também quem está junto com você!).


Grupos


Os grupos no facebook tem por objetivo reunir um grupo de usuários que possuem algum interesse em comum. Por exemplo, familiares, equipes profissionais, interesses em uma determinada área/atividade, etc. Os grupos são espaços privados, gerenciados por algum membro do mesmo que é denominado o administrador. A entrada ao grupo e acesso ao seu conteúdo se dá via aceitação do administrador do grupo. Qualquer pessoa pode criar e gerenciar um grupo no facebook. Além disso grupos podem ser públicos (qualquer usuário consegue achar e entrar no grupo, além de visualizar o seu conteúdo), privados (qualquer usuário consegue achar e entrar no grupo, porém somente sendo membro para visualizar o conteúdo) e secreto (pessoas só o acham a partir do convite de um membro). 


Eventos


Para qualquer acontecimento a se realizar é possível criar um evento no facebook. O evento deve informar a data, hora, local em que irá ocorrer e os usuários são convidados a participar. Os convidados devem confirmar ou não a sua presença no evento, e a partir do momento que são convidados para o mesmo passam a receber quaisquer informações que são publicadas no evento (tal qual um grupo). Quando um usuário confirma sua presença, no dia e hora configurados para o evento, o facebook emite um alerta para lembrar o usuário do acontecimento.


Messenger


O facebook Messenger nada mais é que um chat disponível para você se comunicar de formar privada com os amigos que desejar. O chat fica disponível na lateral direita da tela do facebook e basta clicar sobre o amigo da lista desejado, escrever a mensagem e enviar. Se ele estiver online no momento, vocês trocam mensagens instantaneamente. Caso contrário, a mensagem ficará na caixa de entrada do usuário, e quando ele se encontrar online poderá visualizá-la e responder.


Fica claro a abrangência do Facebook hoje em dia. A rede se tornou uma ótima ferramenta para cultivar amizades, se manter informado, vender e manter contato com seus consumidores. E tudo isso em um só lugar, ao alcance de todos!




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias