Blog

8 vantagens do prontuário eletrônico

Atualizado em 20 de julho de 2016


prontuario_eletronico 


Em todos os ramos é visível a presença da tecnologia a favor das tarefas diárias e por que seria diferente nos consultórios e clínicas médicas? Por que temer tanto essa tecnologia que pode e muito, facilitar a nossa vida?


Imagine, todos os dados do paciente em um só lugar a poucos cliques e sem ocupar espaço. Tudo organizado, padronizado, legível, íntegro e seguro para você e mais quem precisar deste acesso. É isto que um prontuário eletrônico pode te fornecer no lugar de pilhas de papéis, várias pastas, perda de tempo em procurá-los e organiza-los, dentro outros.


Como o próprio nome diz, um prontuário eletrônico é o prontuário do paciente, com todas as suas informações cadastrais e médicas que vai desde todo o histórico médico do paciente até tratamentos e procedimentos já realizados e medicamentos já receitados. Alocado e disponibilizado de forma eletrônica. As vantagens dessa forma de armazenamento são várias, e vamos listar alguma delas para você.



  1. Disponibilidade: Prontuários eletrônicos podem ser acessados simultaneamente por diferentes profissionais que estejam em diferentes locais, sempre que desejado.

  2. Legibilidade: Na tela do computador você lê qualquer coisa com facilidade, sem esforços para entender as letras ilegíveis e campos preenchidos errados. 

  3. Segurança: Com uma rotina bem estruturada de ‘backups’ você não perde nenhuma informação, seja qual for a situação adversa com o seu equipamento.

  4. Confidenciabilidade: Com um prontuário eletrônico, você pode configurar o nível de acesso e modificação de cada usuário, além de controlar a todo o tempo as evoluções das informações, inclusive gerar auditoria de acessos indevidos, por exemplo.

  5. Flexibilidade: Geralmente os softwares de prontuário eletrônico permitem total customização dos prontuários pelos usuários, permitindo que o mesmo configure e padronize tudo de acordo com sua necessidade.

  6. Integração: Acesse tudo do paciente em um mesmo lugar. Saiba onde ir para obter determinada informação, filtre dados, gere relatórios, exporte somente as informações que desejar e dependendo do software utilizado, você ainda poderá integrá-lo a outros softwares e equipamentos que utiliza em seu cotidiano.

  7. ConsistênciaMenor incidência de erros. Evita dados duplicados e ambíguos.

  8. Praticidade: Prontuários de pacientes, diante da lei brasileira, devem ser guardados por um longo prazo, e há quem, por excesso de zelo, guarde por toda a vida. Imagine o espaço e gasto de manutenção que isto não gera? Os prontuários eletrônicos não ocupam espaço físico. Guarde milhares de prontuários sem ocupar espaço em seu estabelecimento. Tomando o cuidado devido com a escolha do tipo de mídia e a forma de armazenamento da mesma, os custos com manutenção são mínimos, ou até, inexistentes. E a consulta de dados antigos é rápida e prática, na hora em que precisar.  


implantou algum sistema de prontuário eletrônico em sua clínica e/ou consultório? Saiba que o ProDoctor Plus e o ProDoctor Corp contam com um completíssimo prontuário eletrônico totalmente integrado à agenda de consultas e o faturamento do profissional. Você pode customizar o atendimento com os seus próprios modelos de anamneses e evoluções ou então criar formulários com os campos desejados, utilizar os seus próprios cabeçalhos personalizados de impressos e muito mais. Vale a pena conferir!




Compartilhe