Blog

Terminal Service - Tudo o que você precisa saber

terminal_service


Imagine acessar informações e utilizar aplicações que estão em um outro computador perfeitamente como se elas estivessem na sua máquina. Mas não. Elas estão em uma outra máquina, que pode estar perto ou bem longe de você. Isso é possível através de um serviço que a Microsoft disponibiliza, chamado Terminal Service. Ele nada mais é, que um acesso remoto, a uma determinada máquina chamada de Servidor. Esse acesso é realizado através da rede local ou da internet ou de ambos. E esse Servidor possui todas as informações salvas e aplicações instaladas que seus clientes necessitam. Então, através de uma conexão entre um cliente (ou vários) e o Servidor que é estabelecida, adquire-se o direito de utilização de todo o conteúdo do Servidor.


Aí você se pergunta: para quê isso me serve? Várias são as vantagens de se utilizar este serviço, como a possibilidade de que várias máquinas se conectem ao mesmo tempo ao servidor, de forma totalmente independente entre si (isto é, uma conexão não interfere na outra), centralização e compartilhamento de todas as aplicações e informações que são de interesse de um determinado grupo (por exemplo, os funcionários de um escritório ou de uma clínica médica, etc) em um único lugar, a garantia de que qualquer usuário estará acessando a mesma versão dos dados e aplicações sempre, além da economia dos custos com instalação, manutenção e aquisição das máquinas, pois cada aplicação será instalada somente em uma máquina (no caso, no Servidor) e também permite que máquinas mais simples possam rodar aplicações mais pesadas e que requerem hardwares melhores (pois todo o processamento é realizado no Servidor). Assim, ao montar uma rede, pode-se ter uma máquina com melhores requisitos para o Servidor e o restante serem máquinas mais simples e econômicas, sem ter prejuízo com performance.


E para ter este Terminal Service, o que é preciso fazer? Pela praticidade que é o serviço, pode-se dizer que o trabalho não é tanto. É preciso ter uma rede de qualidade e bem estruturada, com uma boa conexão com a internet, uma máquina com bons requisitos de hardware para ser o Servidor e rodando o sistema operacional da família Windows Server. O serviço de Terminal Service deve ser habilitado e corretamente configurado (de preferência por um bom profissional que entenda do assunto) e se for o caso de várias máquinas diferentes acessarem o Servidor ao mesmo tempo, CALs (Licenças de Acesso para Cliente) devem ser adquiridas junto à Microsoft.


Dito tudo isto, você deve estar pensando que este serviço deve ser um bicho de 7 cabeças para mexer, super complicado. E aí você se engana. É simples, e permite que qualquer usuário, até o mais básico, consiga utilizar. O Terminal Service abre-se como uma janela ao seu usuário, mostrando toda a área de trabalho do Servidor (aquela tela principal do computador que mostra todos os  programas e atalhos para o que você precisa e que geralmente você coloca um papel de parede da foto do seu filho ou cachorrinho), e você só tem que selecionar o que vai utilizar. Toda a interface é mostrada para o cliente, e por meio de requisições o Servidor processará tudo o que você estiver fazendo em sua máquina (como cada clique e cada tecla pressionada por você) e respondida com as ações corretas a serem realizadas.


Este serviço possibilita que, por exemplo, clínicas médicas com várias filiais, compartilhem  um mesmo ProDoctor sem quaisquer problemas, simultaneamente. Para isto, é preciso ter um link de internet com boa performance e funcionando adequadamente. E lembre-se também de dimensionar o Servidor e conexão com a internet de acordo com a quantidade de terminais remotos existentes para acesso. Procure agora seu técnico de TI de confiança e peça a ele para configurar o Terminal Service em seu estabelecimento. Você não vai se arrepender!




Compartilhe


A ferramenta que faltava na sua clínica e consultório!

Aumente a produtividade e simplifique suas tarefas diárias com nossos softwares para gestão de consultórios e clinicas médicas. Conheça agora o ProDoctor!

Saiba mais!

Buscar



Categorias