Dia do Enfermeiro(a) - 12 de maio - Blog ProDoctor
Blog
Materiais gratuitos
Logo da ProDoctor
Datas Comemorativas da Saúde

Dia do Enfermeiro(a) – 12 de maio

O dia do enfermeiro é mais do que uma data comemorativa comum. Afinal, não se trata de uma simples profissão. O ato de cuidar de outra pessoa ultrapassa o mero cumprimento do dever e “ Ser Enfermeira ” representa dedicação, responsabilidade, competência, respeito, ética, carinho, amor e uma grande dose de humanidade.

Ter a vida de outra pessoa sob sua guarda exige confiança e paciência, além de uma boa dose de psicologia. Para que possa, diante de tristezas e preocupações, não esmorecer na vontade de ajudar. E que, frente à impossibilidade de qualquer ação, possa ser a voz da ternura que, como consolo, ameniza as dores e a aflição.

Muitas vezes, os profissionais da Enfermagem acabam se afeiçoando tanto aos pacientes e estes a eles, que se estabelece uma relação ainda maior do que dos enfermos com os médicos. Uma profissão em que o ato de servir ao próximo alcança o sublime e não tem preço. Seja lutando pela cura e pela vida ou para preservar a dignidade do paciente até seu momento final.

Dia do enfermeiro – uma profissão duas datas

Em uma rápida pesquisa no Google é comum encontrar duas datas como o dia do enfermeiro. Isso acontece, porque no dia 10 de agosto comemora-se o dia em que, no ano de 1938 o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que instituiu o dia 12 de maio como o Dia Internacional da Enfermagem.

Ou seja, existem duas datas comemorativas para esses profissionais tão valiosos e fundamentais para as ações de saúde.

Leia mais: Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro

Dia do enfermeiro

A Enfermagem

A Enfermagem é uma das mais antigas profissões e é conhecida como a “Arte de Cuidar”. Tal reconhecimento se deve ao trabalho da britânica Florence Nightingale, tida como a fundadora da Enfermagem moderna.

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer; a mais bela das artes!”  (Florence Nightingale).

Parabenizamos a todos os profissionais de enfermagem pelo seu valioso trabalho!

Você pode se interessar por